Blog do UNASP

Aumente sua autoconfiança na faculdade com essas 4 dicas

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Durante a faculdade diversas situações podem abalar a nossa confiança e nos fazer desistir dos nossos objetivos. No entanto há maneiras de evitar que isso aconteça. 

Ao entrar na faculdade nos deparamos com um novo e sistemático cenário. Com uma porção de alunos, professores, livros e tarefas para cumprir. Com o passar do tempo pode acontecer de ficarmos cada vez mais intimidados e automaticamente e nossa autoconfiança abalada, por conta da rotina.

No entanto há maneiras de combater alguns sintoma de desânimo. E até mesmo evitar que a sua saúde emocional seja abalada de uma maneira extremamente negativa. Quer saber como?

É bom entender que a autoconfiança é um elemento muito importante para se sair bem na faculdade e depois dela também. Quanto maior for a nossa capacidade de nos sentirmos bem intimidade, absorvendo as críticas e desafios de uma maneira construtiva melhor serão os resultados da nossa vida. Tanto nos estudos, quanto na profissão e vida pessoal.

Portanto, se você está passando por um momento difícil na faculdade nós queremos te lembrar que é possível enfrentá-lo, basta você acreditar em você. Parece mais fácil do que fazer né? Mas lembre-se, costuma funcionar 😉

Veja essas dicas!

1. Controle seus pensamentos

Nossos pensamentos influenciam nossas atitudes. Isso quer dizer que, não adianta começar a fazer determinada tarefa com pensamentos negativos porque eles mais irão atrapalhar do que ajudar.

Manter uma atitude positiva irá refletir na sua autoconfiança. Sempre que puder, deixe transparecer sua atitude positiva. Encorajar-se é uma ótima maneira se estabelecer uma posição saudável perante o medo.

2. Faça amigos

Fazer novos amigos é ótimo começo para aumentar a autoconfiança na faculdade. Quando você tem pessoas de quem gosta por perto a faculdade se transforma em um lugar mais confortável e agradável. Esse sentimento fortalece de participar de um grupo aumenta a sua autoconfiança e é claro, fica muito mais fácil de se conviver com medo e solidão.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

3. Estabeleça um diálogo com os professores

Toda conversa, toda história, todos os momentos, nos proporcionam novas aprendizados. Por isso, é muito importante conversar com os seus professores. Além de mais velhos, eles possuem repertórios diferenciados e conselhos que podem te ajudar muito a construir sua autoconfiança.

Eles são motivadores e incentivadores de novos desafios e oportunidades. Você não deve se sentir intimidado por eles. Pelo contrário. Você precisa entender que eles estão ali para te ajudar a conquistar seus objetivos.

Lembre-se que eles não nasceram professores, eles chegaram até ali e passaram pelas mesmas situações que você. Imagine quantos bons conselhos eles devem ter!

4. Permita-se aprender

Às vezes temos a impressão de que não sabemos nada e que todo mundo sabe mais do que a gente. Culpamos nossos pais, nossa antiga escola e até nós mesmos. Esse sentimento é uma das maiores fontes de desconforto e falta de confiança na faculdade.

Mas sabe uma coisa? Esse tipo de pensamento, só atrapalha. É completamente normal desconhecer alguns tipos de assuntos e conteúdos. Afinal de contas estamos na faculdade justamente para aprender.

Então, lembre-se que não tem problema se você não souber, se você errar, perguntar, errar e perguntar de novo. O importante é permitir-se aprender todos os dias. Pare de se comparar com os seus colegas. Eles tiveram experiências e oportunidades diferentes.

Se você quer ser sua melhor versão, ótimo! No entanto não se rebaixe por conta das suas experiências. Elas valem muito, independente do que os outros digam.

Seja autoconfiante!

Começar uma faculdade não é fácil. Fazer novas amizades também não. Levantar cedo para estudar ou conciliar estudos e trabalho, muito menos. Mas todas essas situações precisam ser enfrentadas se quisermos ser pessoas melhores e profissionais de sucesso.

Portanto, não se esqueça, que a faculdade é só uma fase. Não deixe sua autoconfiança ser abalada. Seus objetivos e sonhos não devem ser deixados de lado. Você começou a faculdade para aprender, para conhecer e para crescer. Então, não deixe que pequenas coisas atrapalhem sua caminhada.

A autoconfiança chega com o tempo, com esforço, vontade, ânimo e com a prática dessas 4 dicas. Você vai ver como vai se sentir melhor e mais confiante. Experimente!

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Aprenda com as dificuldades: 6 dicas para aumentar a sua resiliência.

• 30 resoluções de ano novo que você precisa experimentar.

• 10 dicas práticas para cuidar da sua saúde mental. 

• Organização: Aplicativos para colocar a sua vida em ordem. [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também