Blog do Unasp

5 atividades lúdicas que potencializam o desenvolvimento das crianças

Veja como desenvolver e potencializar o aprendizados dos seus alunos através de atividades divertidas, lúdicas e interativas.

Brincar. Este importante ato na rotina de uma criança é muito mais que que um simples momento de descontração. A brincadeira é um necessário meio de comunicação da mesma para com outros. Além disso, é reconhecida pela ONU como um direito da criança. O que talvez alguns ainda não saibam, é que essa simples atitude pode auxiliar e muito no aprendizado.

Por isso que vamos conversar nesse post sobre as atividades lúdicas, dando inclusive algumas dicas para você aplicar com as crianças à sua volta. 

Conceito e benefícios das Atividades Lúdicas 

As atividades lúdicas são, de forma mais simples, brincadeiras, jogos e brinquedos que fazem parte da educação infantil. Estes, são essenciais para o desenvolvimento da criança e vão muito mais além do que simples auxiliares na compreensão de assuntos escolares. Como dito anteriormente, ela é também a forma de comunicação da criança, seguindo a lógica da professora e autora Dra. Marina Marcondes Machado: 

[…] por volta dos cinco anos, então, brincar, construir e expressar-se podem ser uma coisa só: a criança constrói cenas, objetos, cenários para sua brincadeira enquanto está se auto-expressando, verbalmente e de outras formas também, imaginárias ou simbólicas. (MACHADO, 2001, p. 51).

A brincadeira pode influenciar, de forma particular, no desenvolvimento da autoestima da criança. Da mesma forma, fortalece as habilidades sociais, e de concentração, o que são grandes pontos para ao convívio em sala de aula. 

Há também a construção inicial do pensamento crítico. Em crianças mais novas, como as em idade pré-escolar, as atividades lúdicas ainda possuem maior influência. Uma vez que esta é base de um desenvolvimento infantil saudável, tendo em vista tudo que ela exerce influência: inteligência emocional, criatividade e raciocínio intelectual. 

Vamos brincar! 

Agora vamos ver algumas idéias para utilizá-las, seja você pai, mãe, tia, irmão, irmã, professor ou pós-graduando nesta área.

Mas vale ressaltar que essas brincadeiras e/ou jogos precisam ocorrer de maneira natural e livre. É extremamente importante que a garotada tenha a liberdade de sonhar, fantasiar e se divertir como qualquer criança merece! 

1. Pintura, desenho e colagem

Uma clássica, certo? Mas ainda assim muito eficaz. A chance dos pequenos se expressarem através de uma das muitas vertentes da arte ajuda não só no estímulo criativo como igualmente na autoestima. 

E se a tinta for cansativo, então trabalhe com colagens. Explore junto com eles temáticas interessantes do cotidiano ou imaginário e peça para que estes criem suas peças artísticas baseados nisso.

Dependendo da idade já é possível trabalhar a elaboração de pinturas e desenhos mais direcionados ou de preenchimento. Contudo, independente da escolha, o que vale é permitir aos pequenos igualmente exponham o que produziram em cantos importantes e visíveis da sala, casa ou creche.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

2. Música 

Semelhantemente ao item anterior, já que trata-se de arte, a música, seja cantada ou tocada, é importante para auxiliar no desenvolvimento social e motor da criança.

Através destes é também trabalhada a questão da linguagem e alfabetização, ainda mais alguns conceitos da matemática básica, como a contagem através dos compassos musicais, por exemplo.

Há igualmente o fator do desenvolvimento de ritmo ao passo que estão aprimorando as  habilidades de escuta. 

Atualmente, a musicalização tem sido bem requisitada pelos pais por compreender todas as incríveis possibilidades que ela oferece aos pequenos. Se você é um instrumentista, pedagogo ou musicista, e se interessa pela área da educação, vale a pena ficar ligado em especialização em atividades lúdicas

3. Alfabeto das frutas

Vamos brincar e aprender sobre o alfabeto e frutas diferentes! Essa é super simples de ser feita, fora que é rápida e dinâmica. Perfeita para aquela aula de português introdutório, ou ensino em casa. Tudo que o professor precisa fazer é falar, uma por uma, as letras que compõem o alfabeto e pedir que os alunos falem uma fruta que comece com aquela letra. Por exemplo:

  • A – abacate;
  • B – banana;
  • C – caju;
  • D – damasco;

Além de poderem falar MUITO e rirem com seus amiguinhos, as crianças vão ganhar novas palavras, enriquecendo assim o vocabulário. E que tal dar uma aprimorada na brincadeira? Leve algumas das frutas inteiras e/ou cortadinhas para servir. Brincando e ativando assim os sentidos do pequenos. 

Vale lembrar que frutas é apenas uma das muitas temáticas que dá para brincar com o alfabeto!

4. “Quem é você?”

Essa atividade lúdica é uma maravilha! Aqui precisam ser disponibilizadas peças de roupas e acessórios para as crianças se vestirem e se apresentarem como personagens, profissões ou pessoas que elas conhecem. Deixe elas livres para que a imaginação consiga fluir.

Depois peça que se apresentem para a sala um ou dois por vez. Se fizer em casa, basta adaptar para a que elas descubram mais de um personagem naquele meio. Vale usar fantasia também! 

Essa atividade ajuda na compreensão do mundo adulto, dos desejos pelas profissões e na interação social. Ainda mais, estimula o autocuidado com o ato de vestir-se, além de instruir a isso. 

5. Teatro de fantoches

Crianças amam teatro de fantoches, seja fazendo eles ou assistindo. Que tal então montar um historinha com os pequenos para eles mesmos interpretarem?

Se desejar, vale ainda cada um fazer o seu próprio fantoche. Esta brincadeira ajuda muito na imaginação, gesticulação e fala. Uma vez que eles irão precisar incorporar os personagens criados com vozes e falas. Chame outros coleguinhas para assistir, ou até mesmo os parentes e professores!

Conclusão

Por fim, é sempre bom ter em mente que a criatividade para qualquer brincadeira não tem limite! Existe ainda uma infinidade de idéias para serem executadas. E formas de se especializar para você mesmo criar estas.

Independente do caminho ou local que esteja, só não deixe de ter as atividades lúdicas como uma opção para o ensino. Se jogue, entre no universo infantil, aprenda com eles e os ensine se divertindo muito! 

Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!