Blog do Unasp

Assista filmes e aproveite para estudar

Às vezes restringimos nossos estudos aos livros e exercícios, e acabamos esquecendo que há diversas maneiras de aprender, inclusive de maneiras mais divertidas. Os filmes são um bom exemplo disso. Com boas referências históricas, em geral eles abrangem mais disciplinas como geografia, história, redação e atualidades. Mas é preciso levar alguns pontos em consideração:

1-) Seja crítico: Não leve em conta apenas seus gostos pessoais ou crenças. Há muitos filmes que não vão te agradar em todos os quesitos, mas é preciso lembrar que aquilo é uma manifestação artística que vai além das suas ideologias. Sugue o que há de melhor da obra e aproveite para praticar uma visão crítica sobre o assunto.

2-) Informa-se sobre o assunto: Muitos filmes costumam misturar realidade com ficção então fique de olho. Antes de assistir a qualquer filme busque algum conteúdo para ter uma base para entender a história e seu contexto. Ah, e não esqueça de estudar depois sobre o tema que você acabou de assistir, assim você fará conexões e conseguirá separar o que realmente é útil para o vestibular do que não é.

3-) Leia críticas: Uma outra maneira de estudar é ler críticas dos filmes que você assistiu. Muitas informações serão acrescentadas e você vai compreender certos detalhes técnicos e históricos que passaram despercebidos.

4-) Assista com os amigos: Não há nada melhor para aprender do que debater sobre um assunto ou matéria. Chame seus colegas e crie um grupo de debate. Exponha o que você aprendeu, discuta sobre o tema ou falas de personagens e aproveite para fazer suas conexões com a matéria. Além disso você vai se divertir muito, acredite!

5-) Encare como uma diversão: Na hora de assistir a um filme encare o processo como entretenimento. Claro que você vai estar focado no tema pensando nos estudos, mas não adianta pirar pensando só na matéria! Assista sem pressa, de preferência nos finais de semana e aproveite para relaxar também, você merece.

E se você está sem ideia de qual filme assistir não se preocupe e acompanhe nossas indicações:

1-) O Ano Que Meus Pais Saíram de Férias

O filme narra a história de Mauro, um garoto de 12 anos que ama futebol e que na década de 70 vê seus pais, militantes políticos, fazerem uma “viagem forçada”. A comovente narrativa foi indicada ao Oscar de melhor filmes estrangeiro. A visão da uma criança e suas descobertas em meio ao duro regime militar.

2-) Os Miseráveis 

Essa é uma boa opção para quem gosta de musicais, Os Miseráveis foi um dos grandes sucessos de crítica e bilheteria em todo o mundo. O filme se baseia na obra homônima de Victor Hugo, publicada em 1862. Na trama do grande dramaturgo francês, a Paris do início do século XIX, aparece cheia de mendigos, fétida, insalubre e prestes a se rebelar contra a tirania dos reis absolutistas. Um bom entretenimento para se compreender a história francesa, na primeira metade do século XIX.

3-) Lincoln

 A história do filme se passa na Guerra de Secessão que é uma boa pedida para quem deseja conhecer a trajetória dos EUA no século XIX.

4-) O Nome da Rosa

Este filme proporciona ao espectador uma imersão na Idade Média. A trama é importante por retratar o período do Renascimento, movimento cultural que irá resgatar valores antropocêntricos e racionais que entraram em choque com o teocentrismo e o dogmatismo da Igreja Católica.

5-) Adeus, Lenin!

Uma história divertida que aborda, por meio do olhar de um jovem, a queda do Muro de Belim e a reunificação da Alemanha, enfatizando a derrocada da Alemanha Oriental.

Gostou das nossas indicações? Se quiser mais dicas de filmes veja outros posts sobre o assunto:

– 5 filmes com lições de Persistência

– O Grande Desafio

– 10 filmes para entender o Nazismo

 

Fontes: O Globo Educação / Universitário 

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.