Blog do UNASP

Assédio moral: como lidar no ambiente de trabalho?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Infelizmente o assédio moral é mais comum do que você imagina, principalmente no ambiente de trabalho. Aprenda agora como ele acontece e o que você pode fazer para combater!

Primeiramente é necessário saber a definição do assédio moral e o que ele significa. Portanto, entende-se que o assédio moral é qualquer tipo de humilhação ou constrangimento que diminua, envergonhe ou ridicularize o trabalhador no ambiente de trabalho.

No entanto para que de fato essas ações sejam configuradas como assédio moral, é preciso que tais episódios sejam repetidos algumas vezes para não ser caracterizado como uma situação pontual de descontrole por uma das partes envolvidas.

Além disso, também é importante que casos de assédio moral tenham testemunhas, ou seja, quando o ato se torna público ou for explícito, há mais chances de quem sofreu o assédio, tomar as decisões cabíveis, tanto judiciais, quanto empregatícias.

Por isso, se um colaborador for ridicularizado, por exemplo, na frente de todos no escritório ou até em horário de almoço, o que é muito comum, essa situação pode ser considerada um assédio moral.

Queda de produtividade, sensação de impotência, baixa autoestima, isolamento, irritabilidade, estresse, depressão, desmotivação para trabalhar, medo de falar e pavor; podem ser alguns dos sinais de alguém que está ao extremo e vive uma sequência constante de assédio moral.

A falta de denúncia dificulta a identificação de ocorrências do abuso no ambiente de trabalho. Sendo assim, tanto a vítima, quanto as testemunhas, podem mudar esse quadro. 

Portanto, é essencial que assuntos como esse sejam discutidos abertamente na empresa e monitorados por todos, inclusive equipe de RH.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Assédio Moral: como eles podem aparecer e quais as consequências?

Pensando em esclarecer as formas mais comuns em que o assédio moral pode ser apresentado, foi que preparamos a lista a seguir. Então, atenção! Os exemplos abaixo, servem para todos os cargos de uma empresa, incluindo gerentes e gestores.

  • Acusações;
  • Ameaças;
  • Assédio ou agressão sexual;
  • Brincadeiras de mau gosto;
  • Circular boatos maldosos e calúnias;
  • Dar instruções erradas, com o objetivo de prejudicar o colaborador;
  • Fazer brincadeiras de mau gosto ou críticas em público;
  • Fofocas;
  • Forçar a demissão de algum colaborador empregado;
  • Humilhações públicas
  • Insultos;
  • Isolamento;
  • Perseguições da chefia aos subordinados;
  • Punições injustas e ilegais;
  • Recusa de comunicação;
  • Submeter o trabalhador a humilhações públicas ou particulares;
  • Tirar os instrumentos de trabalho do colaborador, como telefone e computador.
  • Violência física; dentre outros.

Pudemos perceber que o assédio moral afeta diretamente o clima organizacional, não é mesmo? Claro! Quem sofre o abuso passa a se achar inferior, produzindo e interagindo cada vezes menos, por conta dos sintomas de ansiedade e esgotamento emocional.

Ou seja, antiético, perigoso e nocivo, o assédio moral desestabiliza a equipe e traz para o ambiente de trabalho, um cenário inseguro, hostil e turbulento. Dessa forma, fica impossível trabalhar com qualidade, criatividade e estabilidade.

Combatendo o assédio moral no ambiente de trabalho

Você já deve saber, mas não custa nada lembrar: quem sofre assédio moral não é culpado de nada! Isso mesmo, culpado e errado é quem pratica o assédio

Ou seja, se você está passando por alguma das situações que listamos, a culpa não é sua. Mas, e aí, o que fazer para resolver?

Então, para combater o assédio moral, é preciso uma força coletiva! Por isso, se atente aos passos a seguir para saber o que você pode fazer por você e pelos seus colegas de trabalho.

1 – Anote tudo o que sofreu na situação em questão; desde horário, testemunhas até as palavras exatas ou ações do assédio que sofreu;

2 – Se sua empresa tiver algum sistema de Canal de Ética, utilize para fazer a denúncia, caso contrário, agende uma reunião com responsável e equipe de RH para expor a situação e juntos encontrem uma solução.

3 – Se assédio no trabalho, também pode ser denunciado para polícia, então, dependendo da situação, considere que essa também seja uma alternativa.

Enfim, esses são os principais passos para lidar com o assédio moral no trabalho. Realmente não queremos que isso aconteça a você, mas caso venha a presenciar situações assim, já sabe o que fazer.

Logo, separamos também, um vídeo produzido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que explica um pouco mais sobre o assédio moral e o que você pode fazer. Assista agora:[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=-f40RjR-r7Q “][vc_text_paragraph]Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Então, leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também