Blog do Unasp

Arquitetura: como funcionam as áreas do Paisagismo

Está estudando Arquitetura e quer atuar na área de Paisagismo? Então, descubra mais sobre esse setor, suas características e desenvolvimento.

Não há dúvidas de que a Arquitetura é uma área incrível, não é mesmo? Além disso, por conta da crescente preocupação da sociedade com questões ambientais e qualidade de vida nos centros urbanos, esses profissionais ganham cada vez mais importância e novas oportunidades de atuação.

Dessa forma, é notável que o segmento de Paisagismo também ganhe força e comece a ser necessário em diversas áreas. Sendo assim, esses profissionais podem trabalhar em projetos para espaços públicos, privados, comerciais, sociais e muito mais.

Já ressaltamos em outro post a importância que é para o profissional de Arquitetura, ter um repertório cultural, conceitual e estético para a realização dos projetos de uma forma inovadora e criativa. Portanto, podemos concluir que todas as ideias para os projetos não surgem do nada, elas são cultivadas ao longo do tempo. 

Por isso, é extremamente necessário para o arquiteto, acompanhar as novidades no mundo das artes, comunicação e tecnologia para se manter atualizado. Ou seja, através desses meios, esse profissional consegue se aperfeiçoar cada vez mais em suas áreas de atuação.

Pensando nisso, vamos listar as principais áreas de atuação do Arquiteto Paisagista. Vamos ver?

Arquitetura: áreas do Paisagismo

Paisagem e Ambiente 

O Paisagista que atua nesta área, tem como objetivo a valorização do ambiente e o equilíbrio ambiental nos projetos. Dessa forma, trabalham com foco na harmonia entre os elementos urbanos e naturais, utilizando métodos e técnicas para fazer o melhor aproveitamento possível de espaços livres.

Sendo assim, com o rápido crescimento dos centros urbanos, fica nítido a necessidade de profissionais que pensam e planejam as cidades no intuito de melhorar as condições climáticas e preservar os ecossistemas locais. 

Então, para esse profissional é preciso entender sobre meio ambiente, ecossistemas regionais, vegetação e topografia, outros assuntos ligados à ciência, além das habilidades da Arquitetura.

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Espaços públicos e privados

De modo geral, o Paisagista deste ramo planeja e realiza projetos tanto para as áreas privadas quanto para as públicas, visando ao bem-estar das pessoas em seus ambientes.

Sendo assim, essa área envolve projetos para empresas, indústrias, fábricas, edifícios, conjuntos habitacionais , residenciais como casas, apartamentos e flats.

No entanto, apesar de serem espaços diversos, como casa e trabalho, o profissional de Arquitetura com foco em Paisagismo irá valorizar principalmente o bem-estar das pessoas que vivem e convivem em qualquer um desses espaços.

Arquitetura de Interiores e Paisagismo

Essa é uma das áreas mais procuradas, tantos pelos clientes, quantos pelos próprios profissionais da Arquitetura que querem focar no Paisagismo.

Essa área aplica os conhecimentos e as técnicas do paisagismo em projetos de arquitetura de interiores, ou seja, no interior das casas e espaços. No entanto, apesar de se tratarem de projetos menores, esse profissional costuma contar com a ajuda de uma equipe multidisciplinar para elaboração e execução.

Dessa forma, o objetivo é trabalhar os elementos estéticos do ambiente. Ou seja, utilizar plantas e objetos personalizados para criar uma atmosfera de conforto nos espaços internos, são sempre usados.

Além disso, a área de arquitetura de interiores leva em consideração as necessidades humanas, criando ambientes lúdicos e funcionais. Conforto e interação com o espaço também são levados em conta.

O que achou das áreas?

Se você gostou das áreas de atuação do Paisagismo e está pensando em cursar Arquitetura, encontrou o lugar certo

Domínio artístico, criatividade, consciência socioambiental e técnicas aprimoradas, são elementos que tornam possível a projeção e organização dos espaços internos e externos. 

Sendo assim, o curso de Arquitetura e Urbanismo do Unasp proporciona o desenvolvimento dessas técnicas, capacidade estética e visão da funcionalidade para elaborar grandes projetos arquitetônicos. Saiba mais sobre essa graduação!

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!