Blog do UNASP

Áreas da Educação Física para você conhecer

O profissional de Educação Física, sobretudo, deve ter afinidade com atividades físicas para através delas promover bem estar a sociedade/ população.

O exercício físico é essencial para manter a saúde do corpo e da mente e sua prática nunca foi tão necessária quanto nos tempos atuais.

Sendo assim, talvez existam áreas a se seguir na Educação Física que você não pensou antes, já que vemos que os profissionais de Educação Física têm se tornado ainda mais necessários, ocupando um importante papel de mobilização, incentivo e motivação das pessoas para a prática de exercícios.

São profissionais que encontram espaços para trabalhar de várias maneiras – escolas, academias, centro de recreação e lazer, centros de reabilitação e inclusão.

Qual a importância da Educação Física nos dias de hoje

O consumo alimentar desequilibrado e longas horas em frente as telas proporcionadas pela era tecnológica que vivemos, cada vez mais crianças, jovens, adultos e idosos têm passado muito tempo sentados, o que têm tornado a população mundial mais sedentária a cada dia.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, 70% das pessoas no mundo eram sedentárias. O número de obesos tem aumentado principalmente entre as crianças, segundo  dados da OMS, durante a pandemia, 78% das crianças e 84% dos adolescentes brasileiros não estão fazendo o mínimo de atividade física recomendada por dia. Esta “falta” leva ao risco do desenvolvimentos de doenças tais como diabetes, ansiedade, problemas cardiovasculares e até mesmo câncer.

Isso se agravou ainda mais durante e após a pandemia de Covid-19 , pois devido ao isolamento social necessário para conter o contágio, as pessoas passaram a ficar cada vez mais tempo em casa, impactando diretamente nessa questão de mobilizar-se para a manutenção da saúde.

Confira então, as principais áreas de atuação do profissional de Educação Física, o mercado que ocupa e as exigências de estudos para a área.

Áreas para seguir na Educação Física que você talvez não pensou antes

Profissionais de Educação Física têm conhecimentos nas áreas médicas, pedagógicas, psicológicas e sociais. No ensino esse profissional precisará de uma habilitação em licenciatura, ou seja, ele precisará de uma formação e diploma para exercer a profissão de professor.

A licenciatura é uma opção que deve ser feita pelo estudante já na graduação para este processo, em muitas instituições de ensino a licenciatura pode ser seguida por mais um ano de curso de graduação. Confira em https://www.unasp.br/cursos/ht/graduacao/educacao-fisica-licenciatura/ todos os detalhes para poder exercer esta profissão que tem ofertas de mercado em setores públicos ou privados e até mesmo em ONGs.

Outra dica é que se você gosta realmente mais de Esportes, Saúde Os profissionais de Educação Física também encontram boas oportunidades no Esporte, Saúde e Reabilitação, Academias, Ginástica Laboral, Lazer e Recreação ou mesmo Gestão. Em todos esses casos, o estudante pode seguir uma carreira de bacharelado.

Basta conferir os detalhes em https://www.unasp.br/cursos/ht/graduacao/educacao-fisica/ e verificar se os detalhes de programas, entre outras informações, se enquadram em suas expectativas.

E finalmente, se tudo isto faz você vibrar por essa linda carreira, ainda tem os cursos de especialização que podem melhorar ainda mais seu currículo.

Mas de verdade, bom mesmo é começar por algum ponto, não é? Então acesse hoje mesmo o site do UNASP e faça planos para seu futuro. Seja Licenciatura ou Bacharelado, o que o UNASP mais quer é ver você chegar lá!

 

Deixe um comentário

Veja também