Blog do UNASP

Quais são as áreas de estudo da Pós-graduação mais procuradas?

O mundo está em processo de transformação acelerado. Há 20 anos atrás não teríamos a menor ideia que enfrentaríamos um panorama de mercado tão diferente e com tantas modificações quanto temos hoje. Só a internet e seu uso sistemático fizeram com que dezenas de novos profissionais especializados surgissem com qualificações em diversas áreas de estudo.

Áreas de estudo em alta

As áreas de estudo da pós-graduação, mais procuradas, estão relacionadas à:

Tecnologia e TI

Tudo que engloba a gestão de dados e TI está em alta até mesmo pelo processo de aceleração pelo uso da tecnologia. Ou seja, profissionais como cientista de dados, gestor de TI, desenvolvedor de sistemas são os mais procurados. O setor de tecnologia continua crescendo independentemente das crises econômicas enfrentadas.

Só pra ter uma noção, o sindicato da área, o Sindpd, mostrou dados interessantes: logo em maio, 14,5% das empresas consultadas tinham planos pra novas contratações para o setor e mais de 50% delas afirmaram que não demitiram seus colaboradores diante desse cenário.

Nos mercados desenham-se as startups, fintechs e foodtechs que nascem apoiadas por tecnologias de ponta. Além disso, a crescente informatização dos diversos segmentos também impulsiona o setor de TI dentro das organizações. É ele que dá o suporte ao crescimento de outras áreas da economia, do agronegócio à educação, planejando toda a infraestrutura tecnológica a ser utilizada e garantindo a segurança das informações.

Uma dos cursos de pós mais procurados na área da tecnologia é o MBA em Ciência de Dados e Inteligência Artificial

Sustentabilidade e voluntariado

A sustentabilidade é outra área em alta. Muitos cursos de pós graduação estão voltados para esse segmento. Entretanto, quando você escuta falar sobre o trabalho em sustentabilidade, logo imagina que o cargo está atrelado ao cuidado com o meio ambiente.

De fato, ela tem tudo a ver com a preservação dos recursos naturais. É um setor super em alta. Toda essa preocupação é porque as empresas precisam te visão em relação ao impacto que elas causam na sociedade e meio ambiente. Então, como os consumidores passaram a cobrar mais atitudes nesse sentido, consequentemente, a demanda por profissionais que ajudem as organizações a se adequarem a esse novo modelo de consumo sustentável tem crescido.

A sustentabilidade está alinhada a voluntariado (que carrega em seus valores um viés sustentável) e também conta muitas oportunidades de trabalho no terceiro setor, o que é interessante pra aquelas pessoas que desejam se envolver em causas sociais. Os cursos de especialização mais procurados nessa área vem sendo o MBA em Gestão de Voluntariado e Projetos Sociais.

Saúde

Saúde é outra área de atuação em alta. O Brasil é 8º maior mercado no mundo em saúde, segundo o site Hospitalar.  O maior cuidado com a alimentação, corpo e a busca por qualidade de vida são fatores que ajudam no crescimento desse setor na economia.

Deste modo, o envelhecimento da população, a descoberta de tratamentos menos invasivos e mais eficazes, além da inserção de tecnologia também aquecem a área de saúde. A tendência é que sejam necessários ainda mais trabalhadores para suprir a demanda das pequenas e grandes cidades.

O profissional que se destaca é aquele que busca constante especialização, tendo em vista a modernidade dos equipamentos e as novidades que surgem a cada momento. Logo, os cursos de pós-graduação mais procurados na área da saúde são: Enfermagem Obstétrica; Estética Funcional Avançada nas Disfunções Faciais e Corporais​; Nutrição Esportiva com Ênfase Vegetariana​; Saúde Preventiva e Natural; Saúde Pública e Vegetarianismo e Estilo de Vida.

Comunicação

Uma das principais áreas de atuação em alta no momento também. A demanda por profissionais ligados a esse segmento tem sido bastante alta, como o caso dos especialistas em Marketing Digital. Além disso, a profissão não é só útil, é indispensável para que a empresa construa a imagem da marca, crie uma relação com o público e faça o acompanhamento dos concorrentes. Portanto, os cursos de pós mais procurados são: MBA em Marketing Digital para Executivos e MBA em Comunicação Estratégica.


Sendo assim, o importante é entender que, para se destacar no mercado, é preciso se especializar. Com a competitividade dos profissionais, as empresas estão mais exigentes com as contratações, buscando colaboradores com habilidades específicas.

Por isso, é muito importante que trabalho e profissão caminhem juntos. O profissional que sabe disso consegue ter uma compreensão mais ampla sobre o mercado e se preparar adequadamente para se destacar entre os demais.

E se você tem interesse em uma pós-graduação condizente com sua área de atuação, seja ela uma especialização, um MBA, EAD ou presencial, você pode contar com os cursos do UNASP. Clique aqui para escolher um curso e aperfeiçoe sua carreira com a pós-graduação mais adequada a você.

Até breve!

Deixe um comentário

Veja também