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Dicas para aprender a trabalhar sob pressão

No mundo corporativo é comum encontrar uma dinâmica de atividades com prazos curtos, muita exigência por resultados, além de uma cobrança que pode ser exagerada. No entanto, o que fazer quando a pressão está afetado o seu rendimento e saúde?

Trabalhar sob pressão é a realidade de muitos profissionais, uma vez que no mundo corporativo a dinâmica de atividades, prazos e altas expectativas em relação aos resultados entregues, são comuns.

Com o avanço da tecnologia e a melhora da performance de grandes empresas, o mercado de trabalho tem se tornado cada da vez mais competitivo e trabalhar nessas condições já virou rotina. No entanto, nem sempre é fácil lidar com isso. 

Você já se viu em uma situação em que a pressão estava extrapolando os limites aceitáveis?

Cumprir prazo impossíveis ou até mesmo resolver problemas de anos em minutos, por exemplo, quem nunca já ouviu uma dessas? Outras vezes há pressão dos chefes ou da equipe que acaba prejudicando a convivência saudável, passando a ser uma pressão emocional. Daí, começa aquele tipo de pressão maléfica, que pode resultar em um estresse muito elevado no profissional. Como também pode prejudicar a saúde emocional do mesmo. 

Ou seja, a cobrança passa a ser um perigo quando ela atinge níveis não saudáveis, implicando até mesmo em problemas de saúde gerados pelo estresse e ansiedade. O que fazer nessas horas?

Pensando em te ajudar a entender melhor o cenário de trabalhar sob pressão, listamos algumas dicas para lidar com a situação. São atitudes e posicionamentos que você pode ter para diminuir o impacto da pressão na sua saúde física e mental.

Vamos ver?

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Dicas para aprender a trabalhar sob pressão 

1. Administre melhor o seu tempo

Esse é um exercício diário. Administrar o tempo não é fácil, ainda mais quando temos que conciliar o trabalho, projetos, com a vida pessoal e estudos. No entanto, é necessário criar essa prática de planejamento e organização na hora de estabelecer prioridades. 

Ou seja, uma vez que esse primeiro passo está firme na rotina do profissional, há mais facilidade para administrar as cobranças e finalizar as atividades de forma eficiente. 

Claro que cada pessoa possui a sua própria forma de administrar o tempo. Algumas utilizam técnicas, aplicativos e outros, uma simples agenda. Dessa forma, podemos afirmar que não existe uma técnica absolutamente correta que sirva a todos.

Isso quer dizer quer dizer que as pessoas são diferentes e você terá que encontrar a melhor maneira para organizar e administrar o seu tempo. 

Todavia, há alguns  recursos que ajudam bastante. Portanto, é válido seguir as dicas abaixo:

  • manter uma agenda sempre por perto, seja física ou online;
  • evitar distrações como celular e conversas excessivas durante o expediente;
  • ter notas rápidas, em post-its, distribuídas pela sua mesa de trabalho para que nenhuma pendência caia no esquecimento;
  • dispor de materiais para consulta e ter em mente as pessoas que podem te ajudar nos diferentes assuntos e necessidades. Saiba pedir ajuda.  

Veja dicas para organizar a sua rotina de estudos investindo apenas 10 minutos por dia, clique aqui.

2. Posicione-se de uma forma clara

Depois de planejar a sua rotina e estipular metas e objetivos alinhados com as demandas, provavelmente você terá um melhor rendimento. Entretanto, quanto melhor for o seu rendimento provavelmente surgirão mais trabalhos e responsabilidades para você. É aquela lógica do funcionário muito eficiente, sempre contarão com você.

Portanto, é vital ser sincero sobre o quanto é possível entregar, quando vai poder entregar e como fará isso. Então, não prometa prazos que você não vai conseguir respeitar e não assuma a responsabilidade de tarefas que você não tem domínio para realizar.

Ou seja, tenha em mente que não se posicionar de forma transparente relação às suas reais capacidades no ambiente de trabalho, pode trazer prejuízos para toda a equipe. Dessa forma, caso você seja exposto a um cronograma que não é viável, e sinta-se muito pressionado, faça o seguinte: comunique imediatamente ao seu gestor e negocie algo que seja esteja dentro das suas possibilidades de entrega. É preciso aprender a negociar. 

3. Saiba o momento certo de parar

Lembre-se de que, antes de tudo, você é um ser humano e não uma máquina. Por incrível que pareça, muitas pessoas esquecem disso e acham que precisam dar conta de tudo. Elas começam então, a viver para o trabalho e esquecem que a vida pessoal também é muito importante. Além disso, deixam de cuidar da saúde, alimentação, do corpo, da mente e das relações interpessoais, o que acaba surtindo efeitos negativos no decorrer do tempo.

Logo, sempre que puder, faça pausas quando sentir cansaço e estafa mental. Você pode dar uma volta pelo ambiente, beber água, fazer um alongamento e até mesmo usar o celular. Estar e se sentir relaxado é essencial para que não haja dominância de estresse, condição que compromete a sua produtividade no trabalho.

Em casos extremos procure um médico e busque cuidar da sua saúde mental e física.

Portanto, lembre-se: a sua rotina profissional precisa ser intercalada com momentos de prazer e diversão. É necessário estar consciente que existe vida fora do trabalho, mesmo quando você estiver sob pressão.

Habilidades de quem sabe trabalhar sob pressão

A resiliência e a inteligência emocional são habilidades de pessoas que sabem lidar com a pressão do trabalho e com as cobranças. De fato, ambas habilidades se tornarão cada dia mais importantes no mundo profissional. Por isso, vale a pena desenvolvê-las

Já conversamos sobre o tema aqui no blog, clique aqui para conferir.

Trabalhar sob pressão, infelizmente, é uma realidade e quase não há como fugir dela. No entanto, você tomar atitudes, como as listadas neste post, que podem diminuir o impacto dessa ação no seu dia a dia. 

Conta pra gente, o que você costuma fazer para lidar com a pressão no trabalho?

Até a próxima!

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