Blog do UNASP

5 dicas para escrever uma redação nota 10 no Enem

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]\

A nota da redação tem um peso grande em muitos vestibulares, inclusive no Enem. Por isso, muito se engana quem acha que é só fazer um textinho e tudo bem. Ela serve para avaliar a habilidade de reflexão e organização das ideias, examinar o poder de argumentação e analisar o domínio da norma culta da língua portuguesa. Essas são as principais funções das provas de redação. Assim, a redação é método avaliativo utilizado com frequência para selecionar estudantes em vestibulares e prepará-los para as trajetórias universitária e profissional.

Mas não se preocupe se você acha que ainda não alcançou um bom nível de escrita. Escrever bem é uma questão de prática, ou seja, existem dicas, teorias e técnicas que contribuem para o domínio da escrita e facilitam a produção de uma boa redação. Dessa forma, hoje, selecionamos algumas dicas que a autora do livro “Como escrever bem para o Enem – Roteiro para uma redação nota 1.000” (Editora Contexto, 2013), Arlete Salvador para o site UOL Vestibular.

ANTES DA PROVA

1. Pratique, pratique e pratique um pouco mais

Portanto, conquistar uma escrita apurada é um processo que leva tempo. O estudante não vai conseguir na última hora escrever uma redação melhor se não tiver nenhum tipo de embasamento. Mas, é possível se exercitar até mesmo em meios diferentes, como nas redes sociais. “Quando for escrever no Facebook, por exemplo, tente escrever sem erros. Descreva aquela viagem que você fez, os lugares, as pessoas, os acontecimentos contemporâneos, um show de música. Diga o que gostou, explique o porquê. Isso contribuiu para o senso crítico”.

2. Mantenha-se informado

Sendo assim, os temas propostos pelo Enem são sempre relacionados a questões atuais, que de alguma forma estão mobilizando a opinião pública do país.  Por sua vez, editoriais de jornais, por serem dissertativos, são os textos mais recomendáveis para despertar o senso crítico do estudante.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

3. Faça cópias de textos dissertativos

Isso é bom para assimilar, ao mesmo tempo, estrutura, linguagem, ortografia e pontuação. Nesse caso, caberá antes uma leitura atenta do texto escolhido, que permita ao estudante fazer uma cópia consciente, e não automática. Portanto, concluída a cópia, será necessário conferir se foi feita de modo fiel ou displicente. Por essa razão, esse exercício é excelente também para melhorar a capacidade de concentração.

4. Escreva duas redações por semana

Portanto, treinar é essencial para garantir um bom desempenho na prova. Porém, é importante ainda submeter tais redações à apreciação de um professor, que, com base nas competências levadas em conta pelo Enem na correção das redações. Ele fará uma avaliação criteriosa e personalizada.

5. Conheça os temas anteriores da prova

Dessa maneira, é bastante produtivo fazer ainda algumas redações de temas previamente selecionados, preferencialmente, aqueles considerados mais desafiadores.

NO DIA DA PROVA

Leia o enunciado e os textos de apoio com atenção. Na folha de rascunho, faça uma lista das ideias principais do assunto geral e dos textos complementares (use uma ou duas palavras para sintetizar essas ideias). Entretanto, se houver imagens, transforme o conceito central em palavras. Por isso, é fundamental ficar atento ao encaminhamento sugerido pelos textos motivadores oferecidos pelo Enem. O candidato independente corre o risco de desconsiderar a coletânea e fugir parcialmente ao tema. Para evitar isso, caberá selecionar duas ou três informações dos textos de apoio e integrá-los ao próprio repertório [cultural e linguístico]. Mas fique atento, aproveitar um ou outro dado da coletânea não significa copiar trechos ou fragmentos, o que é absolutamente impróprio.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também