Blog do UNASP

5 aplicativos para você organizar os estudos a distância

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

A falta de tempo não é mais uma desculpa para deixar de estudar. O ensino a distância é uma ótima opção para quem possui uma rotina agitada. Aproveite e use aplicativos para ajudar na organização.     

Se você está pensando em fazer uma faculdade ou pós-graduação a distância e diz a si mesmo que não possui tempo ou a organização necessária para tal responsabilidade, saiba que esta não é uma tarefa impossível de ser concluída. Os cursos a distância possuem diversos benefícios como por exemplo a flexibilidade de horários para estudar, não é necessário o deslocamento para as aulas, além de permitir que você absorva os conteúdos no seu ritmo de aprendizagem. Portanto, não é impossível fazer um curso a distância, basta fazer alguns ajustes e adaptar-se ao formato do EAD.

No entanto, mesmo com a flexibilidade de horários e tempo de estudo, muitas pessoas ficam com tarefas acumuladas e não conseguem entregar os conteúdos no prazo necessário. Logo a ansiedade, a desorganização e falta de foco nas tarefas, tornam-se nas grandes vilões do EAD.

Portanto, se você está está em um curso EAD, ou pretende ingressar em um, e precisa gerenciar o seu tempo de atividades diárias e de estudos, preste atenção às dicas a seguir.

Listamos alguns apps que vão ajudar você a organizar as suas tarefas e otimizar os seus estudos.

1 – TRELLO

Pelo aplicativo ou pelo site, no Trello você organiza qualquer coisa, tarefas do dia a dia, da rotina do lar, do trabalho, eventos, além de ser muito útil para organizar os seus estudos.

Dentre as funcionalidades do aplicativo, você poderá criar quadros, atribuir tarefas, adicionar checklists, carregar fotos e vídeos, anexar arquivos do Google Drive e do Dropbox. Além disso, você também pode estabelecer prazos para tarefas do dia a dia com alertas quando o tempo de uma tarefa está acabando, entre outras coisas.

O Trello também é frequentemente usado para trabalhos em grupo, pois você pode adicionar pessoas às tarefas e comunicar-se com os membros do grupo em forma de chat. Trocando, assim informações e arquivos, como também acompanhando tudo o que está sendo feito.

O aplicativo é bem completo e versátil. Disponível para Android e iOS.

2 – EVERNOTE

Neste aplicativo você pode anotar qualquer coisa a qualquer hora. Criar agendas, definir lembretes, organizar documentos, fotos, áudios e artigos da internet. Além disso, o aplicativo permite a digitalização de documentos impressos ou escritos no papel. Você também poderá fazer anotações e rascunhos digitais, e anexar documentos do Microsoft Office e PDFs.

O Evernote ainda possibilita que você sincronize os conteúdos em todos os seus dispositivos, além de compartilhá-los com amigos. Disponível para Android e iOS.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

3 – TODOIST

O Todoist gerencia listas de tarefas que podem ser sincronizadas nos seus dispositivos. Você pode organizar as atividades pela data limite da entrega ou pelo trabalho à que pertencem. Além disso, pode delegar tarefas à outras pessoas em seus trabalhos compartilhados e destacar as atividades mais importantes do seu dia com níveis de prioridade por diferentes cores.

Através deste app você terá uma visão geral das suas realizações diárias e semanais com gráficos de produtividade personalizados. Consequentemente poderá organizar melhor a sua rotina de estudos a distância observando suas principais deficiências e criando estratégias para melhorá-las.

Disponível para AndroidIOS. É possível também utilizar no Windows e pode ser instalado como extensão para Google Chrome e Mozilla Firefox.

4 – POMODORO TIMER

Sabe aquele dia que você precisa de muita concentração para estudar? Quando nada pode tirar o seu foco do objetivo. Bem, o app Pomodoro Timer pode ser um poderoso aliado. Eleajuda você a fazer mais em menos tempo, a recuperar a sua concentração dispersa e ainda te dá tempo de pausas para você não sentir-se sobrecarregado.

Baseado no método de gestão de tempo Pomodoro, este app é muito simples de usar. Você cria uma lista de tarefas a serem realizadas, escolhe uma tarefa para executar e o app determina um tempo para executá-la.

Ele determina 25 minutos de foco na sua atividade e, ao acabar, determina mais 3 a 5 minutos de intervalo para relaxar seu corpo e sua mente.

Disponível para Android e IOS como Meu Pomodoro.

5 – INSTAPAPER

O Instapaper é a maneira mais simples de salvar e armazenar artigos, vídeos ou posts para leitura off-line. Com ele você pode ler os seus artigos da faculdade ou livros em qualquer lugar.

E para facilitar a leitura, o app dispõe de opções de personalização com uma série de fontes para escolher, espaçamento entre linhas e largura do corpo do texto. Legal, né? Ele está disponível para Android e IOS.

Organização

Pronto! Agora você já tem algumas ferramentas que vão te dar uma mãozona para organizar a sua rotina de estudos a distância. E se você tiver algum outro aplicativo que goste de usar ou experiências no ensino a distância e queira compartilhar com a gente, é só escrever aqui nos comentários.

Bons estudos e até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também