Blog do Unasp

5 ferramentas de gerenciamento de projetos para usar na sua empresa

Conheça cinco ferramentas que podem te ajudar a gerenciar projetos, cronogramas de atividades e acompanhar o desenvolvimento da sua equipe. 

Trabalhar com as melhores ferramentas para gerenciamento de projetos ajuda a otimizar o tempo e automatizar tarefas na empresa. Além disso, elas também podem ser usadas na organização das atividades e suas atribuições.

O gerenciamento de projetos não precisa e nem pode ser uma coisa complicada. No entanto, nem todo mundo conhece alguma ferramenta eficaz que pode auxiliar no desenvolvimento do trabalho.

Por isso, pensando em te ajudar, listamos 5 ferramentas de gerenciamento de projetos para usar na sua empresa. Dessa forma, você terá opções diferentes para testar e ver qual se adequa mais a sua realidade. Vamos ver?

Gerenciamento de Projetos: 5 ferramentas eficazes

1 – Podio

Considerada uma das melhores ferramentas de gestão de projetos, o Podio possui diversas funcionalidades para gerenciar o trabalho de empresas. Além disso, ele organiza prazos de entrega, afazeres, tarefas e outros arquivos em um só lugar.

Dessa forma, através da ferramenta, todos os envolvidos no projeto conseguem visualizar o que está sendo feito, planejado, em progresso e completo. 

Vale também lembrar, que o Podio disponibiliza alguns filtros para verificar, por exemplo, as entregas que uma única pessoa fez. Sendo assim, fica muito mais fácil para o gestor, mensurar as entregas e fazer análises de desempenho.

Outra função bem interessante dessa ferramenta, é a de armazenar o histórico dos antigos projetos para que possam ser usados como referência.

O Podio possui uma versão grátis para até cinco funcionários e versões pagas para empresas maiores. Podio disponível aqui.

2 – Trello

O Trello é um aplicativo para gerenciamento de projetos. Utilizado por milhares de pessoas e empresa, é incrivelmente fácil de usar e baseado no método Kanban.

Dessa forma, ele basicamente funciona como um quadro branco virtual e cheio de post-its. A ferramenta é ótima para organizar listas de tarefas, afazeres e aquelas ideias criativas que surgem a todo tempo.

Sendo assim, você pode criar muitos post-its e usar em diversos projetos, e tudo isso gratuitamente. Trello disponível aqui.

3 – Artia

O Artia é uma das ferramentas de gestão de projetos que mais cresce no Brasil afora. Isso se dá porque suas funções incluem: controle financeiro, sistema de apontamento de horas, relatórios de desempenho, kanban, e mais.

Além disso, a ferramenta possui uma interface intuitiva, que facilita o trabalho de todos os colaboradores e gestores.

Outro diferencial, é que o Artia possui e faz uso da técnica Pomodoro: metodologia de tempo de trabalho que permite dividir o esforço em tempos de 25 minutos e intervalos de 5, aumentando a produtividade de quem desempenha a tarefa. Artia disponível aqui.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

4 – Basecamp 

Muito conhecido fora do Brasil, o Basecamp também é utilizado por aqui. Dentre outras funções, ele permite organizar projetos grandes e pequenos, possuindo um local central para o projeto e contendo listas de tarefas, notas, eventos, arquivos e muito mais. 

Além disso, você poderá criar categorias e listas de tarefas que podem ser destinadas a diferentes membros de sua equipe, tendo diferentes atribuições.Sendo assim, fica mais fácil acompanhar o trabalho e gerir com eficiência, não é mesmo? Basecamp disponível aqui.

5 – Asana

O Asana também reúne várias funcionalidades de gestão para aplicar aos projetos da sua equipe, como a função do kanban, atribuição de tarefas, exibição das estatísticas e do progresso. 

No entanto, seu grande diferencial é na visualização da linha do tempo do cronograma. Ou seja, ele possui uma interface que mostra o andamento de cada atividade em função do tempo, permitindo navegar através dos dias e ver o que cada participante é responsável por fazer.

Então, através desse cronograma, todos os integrantes têm clareza de quais tarefas precisam ser feitas para desencadear as outras. Dessa forma, visualmente falando, fica muito mais fácil e prático colocar o projeto para caminhar. Asana disponível aqui.

Você fazendo um MBA em Gerenciamento de Projetos

Já parou para pensar em como o ambiente corporativo é dinâmico? Pode-se notar constantemente as transformações no papel do gestor, que precisa ser um agente de mudanças independente de sua área de atuação. 

Pensando nisso, o curso de MBA em Gerenciamento de Projetos pretende contribuir para o aperfeiçoamento profissional dos interessados na área, capacitando-os para suas atividades.

Os principais objetivos do MBA em Gerenciamento de Projetos são:

  • Aprofundar os conhecimentos dos profissionais ligados ao gerenciamento de projetos em suas fases e áreas de conhecimento;
  • Oferecer técnicas e ferramentas de análise e tomadas de decisão no âmbito da gestão de projetos;
  • Possibilitar ao participante/aluno o foco em conceitos fundamentais do gerenciamento de projetos sob um ponto de vista analítico e prático, considerando diferentes cenários sociais, organizacionais e econômicos.

Além disso, durante o curso você vai estudar disciplinas e módulos que abordam temas como:

  • Liderança e Alcance de Resultados
  • Fundamentos da Administração
  • Gerenciamento de Projetos
  • Gerenciamento de Escopo e Qualidade
  • Gestão Estratégica de Pessoas por Competências
  • Gerenciamento de Tempo e Comunicação
  • Gestão de Mudanças e Mediação de Conflitos
  • Gerenciamento de Riscos, dentre outros.

O curso de MBA em Gerenciamento de Projetos é uma boa oportunidade de alavancar sua carreira e ser um gestor de sucesso! O que achou dessa área? Saiba mais sobre o curso e venha para o Unasp!

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!