Blog do Unasp

Análise e desenvolvimento de sistemas: quais são as principais áreas de atuação?

Muitas são as opções para quem quer trabalhar com Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). As áreas de atuação se dividem em funções como analisar, projetar, documentar, testar, implementar e cuidar da manutenção dos sistemas de software de uma empresa. 

São muitas opções. E agora, qual escolher? Nós separamos para você algumas informações sobre a carreira e as principais áreas de atuação dos profissionais.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação ou TI. É tudo a mesma coisa?

Bom, antes de mais nada você precisa conhecer a rede em que está querendo navegar. As três áreas se correlacionam e são todas cabos da mesma porta. Isso porque essas profissões estão de baixo do imenso guarda-chuva da tecnologia, entretanto, cada uma delas tem um foco específico. De maneira geral, em Ciência da Computação você vai trabalhar com a elaboração de programas de informática tanto para computadores como para dispositivos móveis.o profissional de TI, trabalha com os sistemas informatizados da empresa, cuidando para que funcionem e sejam seguros.

O profissional formado em ADS, por sua vez, trabalha com a programação de computadores. É ele quem trabalha desenvolvendo softwares que contribuem para aumentar a capacidade dos recursos dos equipamentos da organização. Além disso, este profissional trabalha também desenvolvendo banco de dados e conhece a estrutura física dos equipamentos utilizados.

Para se dar bem nessa área você precisa conhecer bem a empresa onde trabalha e estar sempre atualizado sobre aplicativos, ambientes operacionais e linguagens de programação.

Está gostando do post?

Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!

E como são as aulas?

Esse é um curso rápido e prático com duração de dois anos e meio. Divido entre matérias teóricas e práticas. Desse modo, você sai preparado para projetar e implementar novos softwares, estando pronto para atuar no mercado de trabalho. Você pode optar pela formação presencial ou a distância. Conforme o que for melhor para você.

Entre as opções de curso você pode encontrar alguns mais gerais que abrangem diversas áreas da informática. Também há cursos específicos voltados, por exemplo, para atuação em banco de dados. Apesar de objetivos diferentes você vai estudar conceitos básicos comuns. Por exemplo, matérias de exatas, cálculo, linguagem de computação e aplicação em comércio eletrônico e internet. Já na parte prática você poderá realizar análises e programação de sistemas, além de administrar redes de computadores.

É Análise e Desenvolvimento de Sistemas que eu quero! Onde posso trabalhar?

A tecnologia está presente em todos os lugares, e por esse motivo o analista de sistemas não fica sem trabalho. São várias as opções! Dê uma olhadinha abaixo e veja qual pode ser sua área de atuação:

  • Administrador de Banco de Dados: Este profissional encontra o mercado aquecido em empresas. Ele é responsável por implantar e gerenciar o banco de dados para programas computacionais.
  • Administrador de Redes: O analista fica responsável por toda a parte de TI da empresa. É ele quem garante a segurança das informações compartilhadas nas redes determinadas. Ele também realiza instalações, parametrizações e configurações de sistemas informatizados.
  • Projetista: Nessa área você pode desenvolver, implantar e manter sistemas de informação, aplicando de maneira correta recursos computacionais como software e hardware.
  • Gerente: Escolhendo essa opção você vai trabalhar gerenciando equipes de desenvolvimento de sistemas. Como também, diagnosticar problemas e propor soluções para melhorar o andamento da empresa no que se refere aos sistemas computacionais.
  • Desenvolvedor: Nesse ramo você pode trabalhar produzindo softwares, utilizando os métodos e técnicas adequados.

Viu só? O mercado de trabalho está cheio de opções  para quem quer se formar em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. E a melhor parte é que, esta profissão está em alta no mercado de trabalho, né?

Se você quiser saber mais sobre o curso e as disciplinas, clica rapidinho aqui e fique por dentro de tudo o que acontece no curso de ADS do Unasp!

Não vá embora sem assinar a newsletter!

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email.

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.