Blog do Unasp

Administração: Quais são as principais áreas de atuação?

No rolê você é aquele que organiza a galera e separa as funções de cada um para o churras do final de semana? Se além disso, você gosta da ideia de criar ou gerenciar um negócio a administração pode ser uma boa opção carreira para você. 

Qual é o perfil de um bom administrador?

O bom administrador é aquele que apresenta um bom conhecimento técnico, mas também que anda a terceira, quarta e até quinta milha. Este profissional necessita ter um ótimo senso de organização e do ambiente em que está inserido. Além de ser capaz de observar todo o contexto envolvido nas diversas situações do dia a dia profissional. O administrador é aquele que identifica prioridades e consegue aproveitar das oportunidades. Por todas as áreas de atuação deste profissional, um bom relacionamento pessoal, energia, coragem e um perfil de liderança são indispensáveis.

Está gostando deste post?

Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!

Legal, mas onde eu posso trabalhar depois da faculdade?

Após quatro anos de muito estudo e trabalho duro, você encontra um mercado aquecido para as seguintes áreas de atuação:

  • Administração de empresas: Nessa área você trabalha com a organização da empresa seja pública, privada ou do terceiro setor. Além de, desempenhar funções envolvendo a administração dos recursos humanos, como também gerenciar as vendas e as estratégias de marketing da instituição.
  • Administração do terceiro setor: Nessa área, em específico, você pode atuar gerenciando ONGs, captando recursos e aplicando em projetos ambientais, educacionais, sociais ou profissionalizantes.
  • Controladoria: A função do administrador nesse ramo é organizar os custos da empresa, planejando e gerindo o orçamento, além de realizar auditorias internas.
  • Empreendedorismo: Mas se você gosta mesmo de trabalhar por conta própria, o empreendedorismo é um caminho a ser pensado. O administrador consegue definir estratégias e dirigir um negócio, observando as oportunidades e estudando a concorrência.
  • Marketing: Escolhendo essa área de atuação você vai trabalhar com a definição de estratégias para melhor atender às necessidades dos clientes.
  • Logística: Nesse ramo você trabalhar administrando o fluxo produtivo da empresa, gerenciando não apenas as vendas, mas também a estocagem dos materiais e sua distribuição nos pontos de venda.
  • Comércio Exterior: Nessa área você vai administrar as negociações de compra e venda entre companhias internacionais, além de contribuir com a expansão da sua empresa para fora do país.

Ufa! São tantas áreas de atuação para você escolher que pode até se perder. Para isso não acontecer, se liga nas matérias que você possui maior afinidade ao longo da faculdade. Elas podem te ajudar a definir um caminho quando você terminar o curso. Encontrar aquela área de atuação que mais tem a ver com você.

Como é a graduação?

Hoje em dia não basta apenas ser bom ou ter facilidade em alguma coisa. Você precisa também de muito estudo e experiências. No curso de administração você encontra matérias interdisciplinares que se correlacionam em diversas áreas. No leque de opções que se abre para o estudante, você encontra conceitos de marketing, psicologia, relacionamento, contabilidade e outras mais áreas de atuação. Isso porque a administração está em tudo! Qualquer organização seja pública, privada ou sem fins lucrativos, necessita deste profissional para gerir seus recursos e nortear seus rumos.

O curso tem duração de quatro anos e pode ser realizado de modo presencial ou a distância. Ao final da graduação você conquista o diploma de Bacharel em Administração e não é necessário exame de suficiência. Isso permite a você conseguir um trabalho assim que acabar a faculdade. Trata-se de um curso com formação sólida que une teoria e prática. Além das aulas em salas, os alunos de Administração do Unasp contam com uma empresa júnior de consultoria e também projetos práticos que contribuem para uma experiência real com o mercado de trabalho.

Receba mais conteúdos como esse no seu email!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.