Blog do UNASP

A importância do fracasso no decorrer da vida e como lidar com isso

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

O fracasso pode ser um grande professor. Descubra a importância dos momentos de perda no decorrer da vida. E veja como podemos aprender com eles.

Quando falhamos ou erramos, costumamos lidar com o fracasso de uma maneira não muito positiva. Isso porque já está incutido em nós a questão de que o fracasso é uma coisa ruim, algo que devemos evitar. Sim, o fracasso não é algo bom de sentir, sim, também é bom dar o seu melhor. No entanto o fracasso não é algo ruim em si mesmo, e nem mesmo inevitável.

O fato é: errar faz parte, é natural do ser humano em todas as áreas da vida. Ou seja, não é pessimismo dizer que o fracasso irá acontecer. Esta é uma afirmação realista. Por isso, precisamos estar conscientes o tempo todo sobre a possibilidade de fracassar. Ao passo, sabendo que o fracasso não escolhe quando ou como aparecer, também é necessário aprender a lidar com esses momentos. E por fim, ressignificar o fracasso e descobrir o que podemos aprender com as experiências negativas. Transformando o fracasso em oportunidade de aprendizado e até mesmo, como mudança de vida.

Com o intuito de ajudá-lo, caro leitor ou leitora, listamos algumas situações onde o fracasso atua como ferramenta de crescimento, melhoria de perspectivas, hábitos e objetivos; em qualquer aspecto da vida.

Veja logo abaixo. 🙂

Fracasso te faz crescer

Ninguém gosta de falhar, mas quando isso acontece, somos forçados a entender o porquê erramos, como erramos e o que seria a coisa certa a se fazer antes do atual erro.

Em suma, é através dessa avaliação do fracasso que aprendemos. Já dizia o ditado: “é errando que se aprende”. Ao falhar, alcançamos novos entendimentos e perspectivas sobre a vida, trabalho, relacionamento e pessoas.

Isso quer dizer que os momentos de fracasso funcionam como ferramenta para amadurecer, crescer e melhorar. Na próxima vez em que você se encontrar em uma situação semelhante, você saberá o que fazer para evitar certos erros. Isso porque você aprendeu posteriormente.

Fracasso redefine prioridades

A realidade é que quando nos decepcionamos não queremos mais repetir o erro, não é mesmo?

Por isso, o fracasso nos ajuda a redefinir nossas prioridades. Ele nos faz crescer (como vimos anteriormente) e em seguida nos oferece uma oportunidade de seguir em frente e redefinir prioridades.

Temos a oportunidade de deixar tudo o que passou para trás, já que erramos. E então, a partir de agora, seguir em frente com novos propósitos. O fracasso ensina e transforma, mostra de forma clara o que realmente vale a pena em qualquer aspecto da vida.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Fracasso não é o fim

A maioria de nós encara o fracasso como fim da linha. Acham que o fracasso é momento de parar com aquilo que supostamente causou o fracasso. O famoso, desistir de tentar mais uma vez.

No entanto, não precisamos encarar o fracasso como desistência. Não é o fim do mundo, por mais que pareça. O melhor é aprender a tirar o melhor proveito disso. Ou seja, é hora de aprender com erros, redefinir prioridades e recomeçar.

O fracasso não deve ser uma desculpa para você desistir dos seus objetivos. Mas sim, pode ser uma boa pista de como fazer certas coisas de maneiras diferentes. 

Portanto, quando fracassar lembre-se: esse é o momento de pensar que o fracasso não é o fim e sim uma nova oportunidade de acertar!

Fracasso mostra quem te apoia

O fracasso também mostra quais são as pessoas com quem você pode contar. Isso quer dizer que fica nítido quem está ao seu lado e quer ver o seu sucesso e quem estava torcendo pela sua falha. Infelizmente é uma triste realidade.

Sendo assim, dizemos que o fracasso funciona como filtro para separar quem se importa com você, seus projetos e metas, daqueles que queriam sua derrota. Porque independente do momento, seja de fracasso ou glória, os verdadeiros permanecessem.

Fracasso revê objetivos

Quando o erro acontece e você sabe quem ficou do lado, é um bom momento para repensar na estratégia. Por isso, questione quais são os seus sonhos, o que você deseja alcançar, como vai fazer para não fracassar novamente e defina o que é o melhor par sua vida.

Além disso, é nesse meio tempo que você ganha forças; que você entende o fracasso como aprendizado, redefinindo suas prioridades, entendendo que não é o fim da linha e ficando próximo de quem te apoia. Isso te ajuda a criar novos objetivos, em qualquer aspecto da vida.

Fracassou?

Não tem problema. A vida é feita de erros e acertos. Se assim não fosse, tudo daria certo para todo mundo. Portanto, não fique com medo de fracassar ou achando que é a pior pessoa do mundo porque falhou.

Errar é natural, devemos trabalhar para corrigir o erro e alcançar o sucesso nas coisas que fazemos. Você já fracassou mas deu a volta por cima? Como? Conte sua experiência pra gente aqui nos comentários.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• 8 hábitos para manter a mente saudável

• Saúde emocional: aplicativos para você aprender a lidar com as emoções.

• Minimalismo: um documentário sobre as coisas importantes da vida.

• 8 dicas para você desenvolver a sua inteligência emocional.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também