Blog do Unasp

Quer ter sucesso nas vendas? Descubra a importância de saber vender.

Seu produto ou serviço pode até ser o melhor do mercado, no entanto, se você não souber como vendê-lo  ele pode trazer grandes prejuízos. Vender é um talento, uma habilidade que precisa ser desenvolvida. Descubra mais sobre importância da venda!

Desde que o mundo começou a aplicar o sistema de troca e barganha, há muitos anos atrás, saber atribuir valor e utilidade aos produtos passou a ser essencial. Além disso, se analisarmos a história, saber vender também se tornou uma habilidade necessária entre as pessoas. Surgiu a concorrência, o mercado acirrado e a venda passou a ser a linha essencial para quem busca alcançar o sucesso nos negócios.

Vender é muito mais do que entregar um produto ou serviço com o intuito de vendê-lo a todo custo. Ou seja, quem trabalha com vendas e deixa de lado as estratégias e acaba usando abordagens erradas, está fazendo errado. Isso porque vender é um processo holístico, é entender o que o consumidor precisa. É enriquecer a vida de alguém, sua cultura e seu comportamento. Vender é trazer significado, valor, utilidade e consciência ao cliente.

Sucesso nas vendas

A economia mundial mudou rapidamente, na verdade ainda está em constante evolução. As empresas entenderam que se não inovarem e aprenderem a vender, irão perder espaço no mercado. 

Os valores mudaram, os consumidores não estão mais dispostos a comprar apenas o que as empresas oferecem. Eles possuem um poder de decisão maior o que resulta em uma inversão, empresas e vendedores precisam se desdobrar para cativá-los. Além disso, eles querem ser ouvidos, daí que vender vai além de comunicar; ou seja, é preciso contribuir, gerar valor e criar relacionamento.  

Em suma, vender não é só facilitar, convencer ou persuadir: vender é relacionamento e proximidade. Portanto, é preciso aprender a como vender da forma correta. 

A importância de saber vender

Quem trabalha com vendas, gestão comercial ou atendimento ao cliente, acaba criando muitas suposições sobre a melhor forma de vender. Há anos atrás, existia uma ideia de que vender era um tipo de “dom”. No entanto, hoje, entende-se  que o “saber vender” está mais para uma habilidade que pode ser desenvolvida. Portanto, saber vender deixou de ser algo que nasce em uma pessoa para se tornar em algo que pode ser desenvolvido. Com um conjunto de técnicas, processos estruturados e a ferramentas certa, qualquer pessoa pode aprender a vender.


Quer algumas dicas para aprender a como vender? Então, continue lendo esse texto.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Entenda o seu produto e o seu público

Primeiramente, para vender da maneira correta é preciso conhecer o seu produto e o seu público. O recomendado, além de realizar testes com o seu produto/serviço, é fazer uma pesquisa de mercadoA pesquisa apontará o perfil dos compradores do seu produto/serviço, tal como informações de idade, gênero, escolaridade, renda, gostos e muito mais. Ou seja a pesquisa ajudará você a entender melhor como o público encara o seu negócio e, assim, traçar estratégias para vender melhor.

Outro ponto é que, se você tem uma loja física que vende diversos produtos, o que amplia o seu público, é importante saber como se conectar com cada cliente. Isso quer dizer que cada comprador é único e possui suas próprias características. Então, um bom vendedor deve estar atento à como abordar cada cliente da melhor forma. Por isso, que compreender que cada pessoa é única e que possui suas necessidades e gostos individuais, vai ajudar o vendedor a ter um atendimento mais eficaz.

Gerando valor

Gerar valor ao seu produto ou serviço é despertar nos consumidores um desejo de ter, de comprar e usufruir. É fazer as pessoas entenderem que o seu produto/serviço possui um valor diferentes dos concorrentes e que eles precisam ter aquilo em suas vidas. 

Entretanto, gerar valor não pode ser associado apenas à desejo e ilusão. Ou seja, gerar valor também está na maneira como você se relaciona com o seu público e o quanto ele está satisfeito com a sua empresa. É gerar uma sensação real de que aquele produto/serviço foi um bom investimento e que o uso dele trás benefícios reais.

Portanto, para vender e gerar valor é preciso desenvolver confiança, credibilidade, relacionamento, fidelização e resolução de problemas. Além disso, o processo de venda não é unilateral, não depende só do que você acha ser bom ou ruim, o que você determina como uma boa solução ou não; vender é uma via de mão dupla é preciso ouvir e compreender o outro lado.

Em suma, gerar valor tem a ver com identificar dores, resolver problemas, realizar sonhos e satisfazer seu cliente. É essencial para a venda de sucesso.

Não seja um vendedor inconveniente 

Ser insistente demais, falar muito, ser altamente pegajoso, são atitudes que não resultam em boas vendas.

O vendedor não pode prejulgar a necessidade e o perfil do consumidor. O bom vendedor fala pouco e ouve mais; entende a necessidade do cliente e oferece boas soluções. Acima de tudo, respeite o espaço e o momento do cliente na tomada de decisão de compra.

É preciso respeitar limites e envolver o clientes com abordagens convenientes.

Cursos e melhorias constantes

Sendo considerada então uma habilidade, saber vender não acontece da noite para o dia. Ou seja, é importante que treinamentos e cursos constantes sejam feitos. Os funcionários precisam de treinamento na área de vendas, precisam aprender como funciona a área e como desenvolver-se nela. 

Muitas vezes o vendedor, ou responsável pelo atendimento ao cliente, é visto ainda com um certo preconceito por parte de muita gente. Dessa forma, podemos considerar que o desempenho dessa função, às vezes, é banalizado. Por isso, que é preciso que os profissionais mudem essa realidade, através do preparo e crescimento pessoal como vendedores. É preciso estar sempre em atualização para oferecer uma experiência ainda melhor para os clientes.

Se inspire nas melhores frases de vendas

Muitas Pessoas pensam que ‘vender’ é o mesmo que ‘falar’. Mas os vendedores mais eficazes sabem que ouvir é a parte mais importante do seu trabalho. — Roy Bartell

Cada escolha que você faz tem um resultado final. — Zig Ziglar

É o grau do comprometimento que determina o sucesso.Alex Batista Ramos

Faça um cliente, não uma venda.Katherine Barchetti

Nossa maior fraqueza está em desistir. A maneira mais certa de ter sucesso é tentar mais uma vez.Thomas Edison

Falando a importância de saber vender, você já conhece o curso de MBA em Gestão Comercial e Marketing

MBA em Gestão Comercial e Marketing

Diante das mudanças culturais e sociais, influenciando o comportamento do consumidor, a correta gestão de Marketing e Vendas é uma condição para a sobrevivência no mercado. Por essa razão, o MBA em Gestão Comercial e Marketing torna-se extremamente relevante para aqueles que buscam promover o crescimento de seus negócios ou das empresas que trabalham.

Alguns dos objetivos do curso, são:

• Aprofundar os conhecimentos dos profissionais ligados ao marketing e vendas;

• Oferecer técnicas e ferramentas de análise e tomadas de decisão no âmbito da gestão comercial;

• Possibilitar aos participantes, entenderem os conceitos fundamentais do marketing e vendas sob um ponto de vista analítico e prático. Logo, considerando diferentes cenários sociais, organizacionais e econômicos.

Durante o curso você também vai estudar algumas disciplinas como:

  • Pensamento Estratégico
  • Liderança Contemporânea
  • Planejamento Estratégico
  • Formação e Gestão de Preços
  • Oficina de Vendas
  • Comportamento do Consumidor
  • Pesquisa e Inteligência de Marketing
  • Marketing de Varejo, Serviços e Digital
  • Gestão de Relacionamento com Cliente
  • Gestão Financeira

O MBA em Gestão Comercial e Marketing, torna-se uma boa opção de alavancar a sua carreira. O que achou da área? Saiba mais sobre o curso e venha para o Unasp!

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!