Blog do Unasp

Descubra como administrar e economizar seu dinheiro durante faculdade

money

Muitas pessoas estão temerosas em relação a 2016, e com razão! O ano não promete ser muito bom para a economia, política, e claro, esses fatores também afetam o nosso bolso. E uma das grandes dificuldades de todo universitário é gerenciar os estudos, carreira e ainda por cima o dinheiro! Muitos estudantes começam a ter as primeiras experiências financeiras na universidade. E um grande desafio é saber economizar o próprio dinheiro e usá-lo para sanar todas a necessidades. Mas já parou para pensar que com pequenas práticas você pode economizar sua grana e administrá-la de maneira mais eficaz?

1 – Liste as suas despesas: É importante ter o hábito de saber exatamente o quanto você gasta. Listar despesas vai ter ajudar a ter maior controle sobre os seus próprios gastos, te ajudando a distinguir o essencial do supérfluo. Sabendo exatamente onde você está colocando seu dinheiro fica mais fácil de organizar suas contas.

2 – Aprenda a priorizar seus gastos: De acordo com o site UNIVERSIA ” É muito importante ter essa noção. Durante o período em que estiver na faculdade, é provável que surjam várias despesas, mas é importante saber quais delas realmente são prioridades. Se você precisa comprar um livro importante para uma prova e ao mesmo tempo surgir o convite para uma festa, é necessário ter maturidade para saber o que é mais importante no momento.”

3 – Fique de olho na alimentação: Elabore um menu semanal para as suas refeições e só depois vá às compras, essa uma boa maneira de poupar no supermercado. E não tenha preguiça! Preparar suas próprias refeições pode ser mais econômico do que comer todos os dias em restaurantes. Coloque todos os valores na ponta do lápis. O que está valendo mais à pena? E você não precisa cozinhar todos os dias, uma boa opção é preparar tudo durante o final de semana, congelar e ir consumindo conforme a necessidade. Evite desperdício.

4 – Livros e material escolar: Uma fatia significativa do orçamento mensal também vai para os custos acadêmicos. Por exemplo os livros, em vez de comprar todos novos veja se algum colega de outro ano pode emprestar, ou então procure edições de segunda mão em sebos e em bibliotecas. Em termos de material escolar,  se os cadernos de anos anteriores ainda tiverem páginas livres, retire as preenchidas e continue a usar o mesmo caderno.

5 – Corte gastos desnecessários: Na faculdade, você irá se deparar com várias despesas novas e, por isso, é necessário identificar aquelas que você pode cortar ou reduzir. Por exemplo: se você pode fazer um programa cultural por um valor mais em conta, ou até grátis, é realmente necessário gastar dinheiro toda semana para sair com os amigos? Um filme em casa pode te ajudar a economizar uma graninha. Fazer perguntas desse tipo pode ser muito útil para administrar melhor seu dinheiro.

6 – Cuidado com o cartão de crédito: Por mais prático que seja o cartão de crédito, você deve estar atento e utilizá-lo com moderação, para evitar com que você se assuste com a fatura ao final do mês. Por mais que você já consiga arcar com essa despesa, é necessário ter muita responsabilidade: o mais indicado é usá-lo apenas em situações emergenciais.

7 – Fique contente com o que você tem: Na universidade nos deparamos com todo o tipo de pessoa, inclusive, aquelas que parecem ter uma mesada ilimitada, a roupa mais fashion do momento e até um bom carro. Que bom para elas! Mas cada um tem a uma realidade diferente. Cada aluno deve viver dentro das suas possibilidades e isso significa que você não deve comparar-se com os outros. Pense que se você está economizando é preciso resistir às compras impulsivas, não cair na tentação dos cartões de crédito e rentabilizar tudo. O seu celular ou computador ainda está em perfeitas condições, mas você quer trocá-los por um modelo mais novo? Pense bem. É uma boa ideia gastar esse dinheiro quando o que tens ainda está impecável? Nem tudo na vida poder ser comprado, e o melhor amadurecer nesse quesito.

8 – Aproveite sua carteira de estudante: O cartão de estudante tem descontos para museus e programas culturais, jardins zoológicos e muitos outros locais públicos. Além disso, você pode ganhar desconto em lojas e outros serviço. Saiba quais são os benefícios por ser estudante, e aproveite!

 

Fontes: Universia Brasil e estudante.com

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.