Blog do Unasp

8 hábitos de pessoas bem-sucedidas

shutterstock_105061070 copiar

O que significa ser uma pessoa bem-sucedida para você? Para alguns pode significar um cargo relevante em uma empresa de destaque, um salário alto, para outros o sucesso pode estar relacionado a outros tipos de conquistas como casa própria ou mais tempo para aproveitar a família. Seja como for, o conceito de sucesso é muito relativo, mas concordamos que todos nós temos sonhos estabelecidos como metas que irão traduzir se somos pessoas bem-sucedidas, ou não, no futuro.

E muito se engana quem acha que o sucesso simplesmente acontece do nada! É preciso esforço e muito foco, como diria Thomas Edison “O talento é 1% inspiração e 99% transpiração”. Alcançar o sucesso está mais relacionado a certas atitudes e decisões do propriamente sorte. Quer conquistar seus sonhos? Então comece hoje!

shutterstock_150064880 copiar

1-) Pessoas de sucesso estabelecem objetivos.

Objetivo significa o fim que se deseja atingir, qual meta alcançar. Pessoas de sucesso focam naquilo que querem conquistar e trabalham em prol desses objetivos. Basicamente; mira num alvo e vai até o fim para atingi-lo.

 2-) Pessoas de sucesso sabem ser resilientes.

Resiliência é um conceito psicológico (também usado em física) que defini a capacidade de uma pessoa lidar com as adversidades. Pessoas bem-sucedidas buscam lidar com os altos e baixos da vida. Ao invés de sofrerem por sentimentos negativos elas aceitam as dificuldades e tiram o melhor da situação. A vontade de vencer é maior do que o sentimento de desânimo.

shutterstock_85474711 copiar

3-) Pessoas de sucesso aprendem continuamente.

Aprendizagem é um processo que dura a vida inteira, ninguém sabe de tudo sobre tudo. Pessoas de sucesso aceitam e percebem sua necessidade de aprender continuamente, para elas o conhecimento é muito importante.

4-) Pessoas de sucesso correm riscos. 

Riscos calculados são necessários! Às vezes é necessário sair da zona de conforto e arriscar para conquistar certas coisas. Pessoas de sucesso usam desse artifício de maneira sábia, mas nem por isso deixam de arriscar.

shutterstock_69388726 copiar

5-) Pessoas de sucesso sabem aproveitar o agora.

Focar no presente ao invés de viver no passado ou colocando expectativas no futuro vão te ajudar a analisar as coisas uma por vez. O passado serve como análise e aprendizagem, o futuro como motivação, mas o agora é a única coisa que você tem. Ao usar essa consciência pessoas bem-sucessedidas conseguem ver como as coisas realmente são. “Pode chamar como quiser, mas a ideia é que, se você se concentrar exclusivamente naquilo à sua frente, você não está trazendo nenhuma bagagem para a situação e está considerando só as variáveis que importam”, diz Ryan Holiday, autor de The Obstacle Is The Way.

6-) Pessoas de sucesso mantêm a calma.

E isso não quer dizer ser feliz o tempo todo, mas sim respirar fundo, contar até 10 e manter a calma frente a um problema. Parece muito complicado não é? Pior que é um pouco, mas não impossível! Para o site Brasilpost a estabilidade emocional e a capacidade de manter a cabeça fria é um bem importante na hora de lidar com situações desafiadoras. Felizmente, a estabilidade emocional tende a aumentar com a idade. Pois é, quanto mais velhos mais sábios.

shutterstock_142809292 copiar

7-) Pessoas de sucesso sabem ser otimistas realistas. 

Ser otimista é somar os bens e perceber que eles superam os males. Pessoas bem-sucedidas saber unir o otimismo ao realismo, e o que significa isso? Bem, elas sabem unir a esperança dos otimistas e a clareza dos pessimistas. Essa visão permite ter um pensamento crítico sobre os fatos ao mesmo tempo que encontrar motivação para contornar os problemas.

8 -) Pessoas de sucesso são persistentes. 

Desistência nem devia existir no nosso vocabulário! Desistir toda vez que uma coisa dá errado não é o melhor caminho, assim nunca se chega a lugar nenhum. Como diria Jane Lotter “os obstáculos no caminho não são obstáculos, eles SÃO o caminho.” Então nada de desistir por aí, lute pelos seus objetivos!

 

Fontes: Universia / Brasil Post / Significados.com

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.