Blog do Unasp

Férias chegando? Confira essas 8 dicas de documentário para assistir nessas férias

doc imagem

O que você acha de aproveitar o tempo livre das férias aprendendo algo novo? Veja nesse post, dicas de documentário para assistir durante as férias e voltar às aulas com a bagagem cheia de conhecimento!

Finalmente as férias chegaram! Uma época perfeita para descansar, desacelerar edormir até mais tarde. Mas, também, viajar e ter tempo para colocar em prática os projetos pessoais que andaram um pouco esquecidos por causa dos estudos. E aí vale tudo: ler livros, terminar aquela série favorita, fazer maratona de filmes ou apenas desligar-se de tudo e cair numa aventura.

Agora, se você é do tipo de pessoa que gosta de sempre aprender coisas novas e mesmo estando de férias, não perde a chance de estudar um pouquinho. Por essa razão, nós temos ótimas dicas! São 8 documentários que falam sobre temas relevantes e atuais. Aproveite!

1. Dear Mr. Watterson

Você gosta de quadrinhos? Então, não pode deixar de assistir Dear Mr. Watterson! O documentário trata sobre o surgimento dos cartoons, sob a perspectiva dos personagens Calvin e Hobbes, criados por Bill Watterson. Porém, ele também explora a importância econômica, social e cultural dos quadrinhos, além de mostrar o processo criativo dos cartunistas.

2. The Square

Indicado ao Oscar em 2014, o documentário adentra um importante episódio da história do Egito: os protestos populares de 2011 ao governo de Hosni Mubarak. Mubarak foi um presidente que comandava o país há muitos anos. No entanto, seu foco é mostrar com começou a revolução, que derrubou um ditador e exigiu eleições de um novo líder.

3. Virunga

Virunga é um documentário que conta a história de uma equipe de guardas florestais que tenta proteger o Parque Nacional de Virunga. O parque localiza-se na República Democrática do Congo. Desse modo, a intenção é livrá-lo da ação de milícias e empresas exploradoras de petróleo. Por isso, um dos grandes objetivos dos guardas é preservar o que restou dos Gorilas da Montanha, espécie em extinção que habita o parque.

4. The True Cost

O documentário francês que aborda o processo de produção da indústria têxtil ao redor do mundo. Sendo dirigido por Andrew Morgan, o produto aborda diversos aspectos dos impactos que a indústria da moda causa na sociedade. Portanto, que em muitos casos, se aproveita da mão de obra barata em países subdesenvolvidos. Assim, desconsiderando as leis trabalhistas, para reduzir os custos de sua manufatura.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

5. Blackfish

Um documentário que mostra os aspectos da vida de Tilikum, a orca que fazia shows em uma parque temático norte-americano. O animal foi responsável pela morte de três pessoas envolvidas em seu treinamento. No entanto, o objetivo central de Blackfish é mostrar a crueldade do adestramento das baleias utilizadas em apresentações performáticas. Assim como essas condições podem alterar seu comportamento.

6. Fed Up 

Fed Up coloca em discussão o tema da obesidade na cultura americana e como o crescimento da má alimentação tem provocado índices alarmantes de doenças cardiovasculares e diabetes. Sendo assim, focando na vida de adolescentes acima do peso. Dessa forma, é possível se chocar com o tipo de comida servida nas lanchonetes das High Schools americanas. Assim como, em relação a quantidade alarmante de açúcar que ingerimos nos produtos industrializados diariamente.

7. Chasing Ice

Um fotógrafo que não acreditava no aquecimento global foi convidado a visitar as regiões glaciais. Mas, durante a viagem, ele comprova que o planeta passa por uma transformação devido o clima. Dessa forma, James Balog, fotógrafo da revista National Geografic, cria uma máquina fotográfica que registra as baixas tempeturas com o intuito de mostrar essas mudanças no planeta.

8. E-Team

Este documentário mostra o dia a dia de quatro membros do chamado Emergency Team (E-Team), uma das mais importantes divisões da ONG Human Right Watch. Mas, seu trabalho não é nada fácil. Portanto, assim que uma denúncia de violação de direitos humanos aparece em algum lugar do planeta, o grupo voa imediatamente ao local e inicia a sua difícil investigação. No entanto, é justamente isto que este documentário procura mostrar ao mundo. Assim, muitas das imagens que exibem o grupo na Síria foram registradas pelo jornalista americano James Foley. Foley morreu no ano passado ao ser decapitado por extremistas do Estado Islâmico depois de meses em cativeiro.

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!