Blog do Unasp

6 perguntas que você deve fazer antes de começar uma pós

Os cursos de pós-graduação podem te ajudar a conquistar os seus objetivos profissionais, além de corresponder aos seus sonhos pessoais. No entanto, nem sempre é fácil fazer uma escolha. Descubra o que você deve saber antes de começar a estudar.

Agora que você já terminou a graduação ou está na reta final dela, finalmente chegou a hora de pensar na sua pós-graduação. Embora você esteja ansioso pelo próximo passo, é necessário fazer algumas perguntas a fim de entender esse momento. Afinal, talvez você tenha muitas dúvidas e não saiba ainda se o melhor caminho para você é uma especialização, um mestrado ou um MBA, por exemplo. Por outro lado também, pode ser que você não saiba todas as opções de curso e áreas para escolher, não é mesmo? Enfim, são uma porção de perguntas que precisam ser feitas e respondidas.

Seja qual for o cenário em que você se encontra, tenha certeza de que quanto mais você entender sobre a pós e os seus objetivos profissionais, melhor será a sua decisão.

Ah, só um lembrete: estudos são investimentos, o resultado esperado por você pode demorar um pouco para chegar. Portanto, encare esse tipo de curso como um investimento a médio-longo prazo.

Pós no mercado de trabalho

Por mais que não pareça, o mercado de trabalho é um ambiente muito competitivo e entre os problemas principais, está a falta de profissionais qualificados. Portanto, fica latente que possuir uma especialização pode fazer toda a diferença para quem busca novas oportunidades de crescer na carreira.

Sobretudo, vale lembrar que não basta começar qualquer curso de pós-graduação esperando que sua vida vai mudar pra sempre. É verdade que todo conhecimento é válido, porém é preciso gostar da área, ter uma vocação e se empenhar muito para aproveitar ao máximo o curso. 

Quer descobrir se essa pós é para você? Veja algumas das principais perguntas que devemos fazer  antes de começar um curso na pós-graduação. 

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

6 perguntas que você deve fazer antes de começar uma pós

1 – O que é uma pós-graduação?

A pós-graduação é, como o próprio nome sugere, um curso que para ser realizado é necessário que você tenha um diploma de nível superior, como a graduação. Além disso, existem diferentes modalidades neste estilo (pós), e eles estão divididos como, em lato sensu e stricto sensu. 

Lato sensu – especializações e MBA

Stricto sensu – mestrado e o doutorado.

É perceptível que o mercado de trabalho passou a exigir cada vez mais qualificação. Ou seja, ficar acomodado apenas com o diploma universitário deixou de ser suficiente há muito tempo. Então, se você deseja destacar-se como profissional, conseguir promoções e ter melhores salários, invista numa pós.

2 – Como funciona?

Os cursos de pós existem para que o profissional se especialize em uma área específica, aprofundando os seus conhecimentos e se tornando um expert no assunto.

No entanto, pelo motivo de haver tantas opções, muitas vezes acabamos ficando na dúvida do que escolher, como por exemplo um MBA ou mestrado. No entanto é preciso lembrar que tudo depende do seu objetivo profissional. Cada tipo de pós possui as suas características e é preciso conhecê-las para tomar sua decisão.

A pós-graduação pode ser feita presencialmente ou a distância. Geralmente ela possui carga horária de 360 horas e para ingressar é preciso, na maioria das vezes, realizar testes, entrevistas e prova.

3 – Como são as aulas?

Dependendo de como for o formato da sua pós (presencial ou a distância), geralmente, a pós-graduação conta com um modelo de aulas menos tradicional, sendo um pouco diferente da graduação.

Dessa forma, os cursos de especialização, por exemplo, costumam possuir seminários e aulas expositivas. Além disso, é bom saber que esses cursos também compreendem aulas práticas como parte da carga horária obrigatória.

Enquanto isso, já nas aulas de MBA os orientadores buscam utilizar a mão na massa, estudando cases com alunos e lançando mão de ferramentas de gestão. Juntos as aulas expositivas e conversas, o objetivo é encontrar soluções para problemas reais de empresas, por exemplo.

Para os cursos Stricto Sensu (mestrado, mestrado profissional e doutorado), o cenário é totalmente diferente. Ou seja, nessas modalidades os alunos estudam ferramentas de pesquisa e seus esforços são direcionados a um aprofundamento teórico e desenvolvimento de ideias originais.  Além disso, as aulas também contam com leitura de novos artigos e bibliografia, bem como discussões e levantamento de hipóteses que elevem e fortaleçam o pensamento crítico.

4 – Posso fazer uma pós em qualquer área?

Você pode sim fazer uma pós graduação em uma área diferente da sua formação, ou até mesmo semelhante. Inclusive, os cursos feitos após a faculdade (pós), são ótimas opções para quem deseja mudar de área sem precisar fazer uma nova faculdade. #FicaAdica

Ou seja, qualquer pessoa graduada está apta a cursar uma pós, independentemente da área original de formação. Além do mais, a escolha do formato (especialização, MBA, mestrado, mestrado profissional ou doutorado), depende de você! 

No entanto, vale salientar que, o fato de fazer uma pós-graduação em uma outra área não dá direito ao exercício de profissões regulamentadas como: engenharias, nutrição, e medicina, por exemplo.

Contudo, a pós graduação nessas áreas também são válidas para expandir seus horizontes e enriquecer seu trabalho. Isso porquê ter conhecimento de outras áreas e uma visão mais abrangente é fundamental no âmbito profissional.

5 – Como são os métodos de avaliação?

Nos cursos de pós-graduação os métodos avaliativos podem variar de acordo com a área de estudo e também da instituição. 

Sendo assim, é possível encontrar aplicação de provas orais e discursivas, além de seminários, provas práticas, produção de artigos científicos e mais. 

Um dos métodos avaliativos mais utilizados é a famosa monografia, onde o aluno elabora um nova nova ideia e tese. Nesse momento, o aluno cria e elabora uma pesquisa sobre um assunto estudado ou interligando as disciplinas em cima de seu tema.

De qualquer forma, os métodos avaliativos que são escolhidos, visam o melhor aproveitamento dos alunos, sendo um termômetro de como está o curso e a absorção dos conteúdos.

6 – Qual o impacto na sua carreira?

Você só vai saber qual o impacto da pós, depois de formado. Portanto, é no mercado de trabalho, no seu emprego e no dia a dia que você verá se o curso escolhido foi bom ou não

Ou seja, é nesse momento que você vai entender a relevância da pós-graduação na sua vida e na sua carreira. A maneira que você aplica o que aprendeu e as oportunidades que o mercado te dá, serão fatores a serem avaliados. Depende muito de você!

Pronto para começar?

E aí, que tal dar uma chance para a pós? Provavelmente você vai encontrar algum curso que tem tudo a ver com seus objetivos profissionais, clicando aqui. Não deixe para depois.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!