Blog do UNASP

6 dicas que todo pré-universitário precisa saber antes de entrar na faculdade!

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Depois da aprovação no Vestibular, é preciso organizar como será o primeiro ano de graduação. Por isso, veja nesse post, 6 dicas que um pré-universitário precisa saber antes de entrar na faculdade!

Quando o ano termina e os pré-universitários veem seu nome na lista de aprovados no vestibular é aquela sensação de alegria e orgulho. Finalmente, a primeira etapa foi vencida! Mas, após esse período de euforia, é preciso colocar a cabeça em ordem, aquietar a empolgação e começar a planejar o primeiro ano de graduação. Pensando nisso, o site Universia separou 6 dicas que todo pré-universitário precisa saber antes de entrar na faculdade. Confira abaixo e prepare-se para começar o seu primeiro ano letivo com o pé direito!

1. Faça um planejamento financeiro

Por isso, antes de entrar na faculdade, é importante que você já tenha noção sobre como se planejar financeiramente. Assim, considerando que a vida universitária também é marcada por uma série de despesas, como materiais, livros, mensalidades e até mesmo com festas, é importante saber priorizar o que realmente importa. Então, você poderá evitar gastos desnecessários, que podem prejudicá-lo no futuro.

2. Seja um aluno participativo

Desse modo, é importante valorizar o ensino que tiver ao longo do ano letivo. Procure ser responsável, compareça com frequência às aulas e não falte em ocasiões desnecessárias. Mas, você também deve procurar ter disciplina durante a aula, participando, fazendo anotações, além de tirar dúvidas com o professor sempre que achar necessário. Isso pode ser essencial para o seu futuro.

3. Comece a procurar um estágio

Uma das coisas que um pré-universitário precisa saber é que algumas empresas já costumam contratar alunos no primeiro ano. Por isso, é interessante já começar a buscar por oportunidades de estágio, sobretudo no segundo semestre do curso. Contudo, invista no seu currículo e já comece a enviá-lo para as empresas do seu interesse. Redes sociais como o LinkedIn também podem ser ótimas formas de aumentar a sua visibilidade.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

4. Explore o espaço da sua universidade

Por essa razão, é importante que você conheça bem o espaço oferecido pela sua universidade, informando-se sobre a localização de lugares importantes. Tais como bibliotecas, laboratórios de informática, salas de estudo, entre outros. Além disso, também é interessante saber as atividades extracurriculares que a sua instituição oferece ou oportunidades de estágio e monitoria na própria universidade, por exemplo.

5. Tenha objetivos em mente

Para um pré-universitário, logo no começo do ano letivo, é interessante começar a fazer um planejamento. Assim, definindo quais são os seus principais objetivos dentro da universidade. Portanto, deve-se fazer algumas perguntas: O que você pretende aprender? Quais experiências você quer adquirir? Qual área profissional você já pensou em seguir? São algumas questões interessantes que você pode fazer a si mesmo logo no primeiro ano.

6. Não deixe a saúde de lado

Desse modo, como em qualquer etapa da vida, um pré-universitário deve saber que é fundamental cuidar da saúde. Por isso, priorize uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, pelo menos três vezes por semana. Todavia, lembre-se de que quando o seu organismo está funcionando bem, os seus estudos e atividades na faculdade também tendem a ficar equilibrados.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também