Blog do UNASP

6 coisas que podem prejudicar você na hora do estudo

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Para se sair bem nos estudos é preciso ter foco, concentração e empenho. Mas e o contrário? Descubra aqui quais coisas e atitudes que podem te prejudicar na hora dos estudos.

Hoje em dia, com tanta informação, estímulos e tarefas para cumprir fica difícil manter a concentração quando necessário, não é mesmo? Por mais que queiramos focar em uma tarefa específica parece que sempre surge algo que nos distrai do objetivo. Algumas atitudes e condições podem prejudicar nossa rotina de estudos. E agora, o que fazer para manter os estudos em um alto nível de aproveitamento?

Para te ajudar a empenhar-se cada vez mais nos estudos, listamos algumas dicas valiosas para focar no realmente importa. Ah! Devemos ter em mente que estudar requer um estado físico, emocional e contextual propício para que seja eficaz.

Em suma, identificar o que pode nos atrapalhar é encontrar a chave para melhorar e obter sucesso nos estudos. Pense um pouco sobre a sua rotina e principais interferências. Encontrou brechas ou condições que poderiam ser melhoradas? Ótimo, agora podemos começar a nossa conversa na prática.

Acompanhe aqui seis situações e atitudes que podem prejudicar os seus estudos:

 1. Má alimentação e desidratação 

Não se alimentar corretamente pode ser prejudicial ao raciocínio, além de ser também prejudicial para a saúde física. Assim como a falta de águas. Poucas são as pessoas que se alimentam direito ou que mantêm o nível de ingestão de água. Que notícia ruim! Imagina quantas doenças e quanto tempo melhor aproveitado se cuidássemos com mais dedicação da nossa alimentação e hidratação diária.

Uma boa alimentação e hidratação são sinônimos de energia, clareza e disposição. Os nutrientes provenientes de uma dieta balanceada serão o combustível necessários para que o corpo aguente firme durante as atividades do dia a dia, como estudar. Logo, se você não se alimentar bem, não beber água, a longo prazo isso poderá te prejudicar nos estudos.

Veja só esses conteúdos sobre o tema:

• Alimentos que podem te ajudar a melhorar o aprendizado

• 4 aplicativos para você cuidar do seu corpo e da sua alimentação

• Tomar mais água vai te ajudar nos estudos. Quer ver só?

2. Tecnologia

Os celulares se tornaram um dos maiores inimigos dos estudos. Eles são os responsáveis por grande parte da distração. Com os aplicativos de redes sociais, jogos, músicas e séries, fica fácil desviar a atenção dos estudos.

O mundo virtual é tão amplo e cheio de informação e mesmo que você acredite que vai ficar somente 5 minutos mexendo no celular, sejamos sinceros, isso não acontece. Você sempre fica mais tempo. Normal, acontece com todo mundo!

Não podemos negar os benefícios que a tecnologia nos proporciona. No entanto se usados de maneira exagerada, os gadgets podem prejudicar várias atividades, inclusive os estudos. Então, é recomendável que durante os seus estudos o celular e outros aparelhos sejam desligados para que você tenha mais foco no que interessa.

3. Tumulto

Um ambiente tumultuado também pode ser um fato agravante na hora de estudar. É difícil se concentrar em um lugar onde tenha muitas pessoas falando, conversando ou brincando. A poluição sonora e visual são agravantes no momento em que você está tentando concentrar-se.

Por isso, quando for estudar busque lugares como bibliotecas, quartos (mas nada de estudar na cama hein…) ou um ambientes tranquilos e silenciosos. Assim, você conseguirá focar nos estudos mais rapidamente.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

4. Sono

Caso clássico, que atinge 100 a cada 100 alunos. O famigerado sono é um dos maiores rivais dos estudos!

Se você não dorme bem consequentemente não acordará  disposto para enfrentar atividades que carecem atenção. Vai ficar cansado, irritado e frustrado ao longo do dia. Sendo assim, na hora de estudar o sono também prejudicará os seus estudos.

Ou seja, uma boa noite de sono faz com que nossas vidas melhorem em muitos aspectos, inclusive nos estudos. Evite dormir tarde e levantar cedo. Busque ter uma noite de sono tranquila e relaxante, de no mínimo 8h por noite. Blz? Blz!

5. Planejamento

Nada funciona sem planejamento. Portanto, se você está pensando que durante o dia você terá um tempo que surgirá magicamente para se dedicar aos estudos, sinto dizer que você está enganado. Muitas vezes, por conta da rotina atribulada, nós não temos tempo nem mesmo para nós mesmos! Entramos em um furacão e quando damos percebemos o dia já passou e nenhuma página daquela apostila foi lida. Diz aí, se não é assim mesmo?

Portanto, o melhor a se fazer é organizar. Colocar em uma agenda os horários dos compromissos e ajeitar a rotina para que sobre tempo para os estudos. Péra, sobrar não. Melhor! Priorize os seus estudos. Assim, você conseguirá realizar tudo e saberá em que atividades ocupa seu tempo. Combinado?

6. Procrastinação

Procrastinação significa deixar para depois, protelar, não fazer. Dessa forma, quando procrastinamos no estudo, nós literalmente não estudamos. Fazemos qualquer outra coisa, menos estudar.

Realmente é muito difícil manter disciplina. É um desafio. Mas, ao dormir bem, se alimentar direito, evitar o celular e ambientes barulhentos, contribuirá para a procrastinação durante o estudo não existe. Então, também é necessário esforço e força de vontade.

Não quero prejudicar meus estudos

Então, para isso de fato não acontecer recomendamos que você sigas as instruções listadas para evitar coisas que te distraiam durante o estudo.

Para se tornar um bom profissional, você precisa aprender, e para aprender, precisa estudar. Pense nisso! Ah, e tiver alguma outra coisa que te atrapalhe durante os estudos e quiser compartilhar com a gente, é só deixar escrito aqui nos comentários.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Música: Playlists no Spotify que prometem aumentar a sua concentração durante os estudos.

• Descubra como potencializar seus estudos em 8 passos simples.

• 5 livros para turbinar seus estudos e acelerar o aprendizado.

• Trabalho e estudos: como conciliar os dois ao mesmo tempo?[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também