Blog do UNASP

5 Soft Skills que o mercado de trabalho online busca

Há pelo menos três anos o termo Soft Skills faz parte das nossas buscas no Google, vocabulário e principalmente nosso assunto de interesse. E quando compreendemos a importância destas habilidades para o bom desempenho no mercado de trabalho, elas se tornam ainda mais necessárias e relevantes. 

Um diploma, um histórico acadêmico destacado e boas indicações são critérios que as empresas e marcas visam e requerem dos seus candidatos. Com elas, conseguir uma vaga no trabalho dos seus sonhos pode ser muito mais fácil. Contudo, existe um aspecto essencial para que você seja escolhido entre tantas outras opções, suas Soft Skills. Diferente das Hard Skills, que são capacidades que podem ser adquiridas por meio de treinamentos, livros ou workshops, as Soft Skills são aptidões comportamentais. 

Se você gera discussões no ambiente corporativo, não tolera o trabalho em equipe ou demonstra pouco interesse em crescer profissionalmente, suas oportunidades profissionais podem diminuir drasticamente. Já foi a época em que as empresas se preocupavam pelo indivíduo apenas como funcionário. Agora, suas atitudes no meio corporativo e a maneira na qual você se relaciona com os outros são os critérios de destaque. Por isso, separamos 5 Soft Skills que estão no radar das empresas e você deveria desenvolver e aprimorar. Confira agora e curta a surpresa que temos para você no final do conteúdo. 

5 Soft Skills que você deve ter para se destacar no mercado de trabalho 

1. Trabalho em equipe

Esta parece ser a Soft Skill que nos estimulam a desenvolver desde o pré-escolar, certo? E o motivo é mais do que justificado, pessoas precisam de pessoas para tudo. Independente da sua função na empresa, você sempre precisará se relacionar com outras pessoas para fazer o seu trabalho. Por isso, garanta seu desempenho em equipe e seja a pessoa que contribui com a união de todos, e não a que gera os conflitos

2. Comunicação clara e regular 

A clareza e objetividade na sua comunicação, tanto externa como interna, é uma soft skill elementar para o fluxo e sucesso no seu trabalho. Se você não conversa e comunica sobre o desenvolvimento, dificuldades ou aspectos positivos das suas produções para seus superiores, clientes ou colegas, o contato com você será cada vez mais complicado e limitado. Mantenha um diálogo aberto e assertivo com todos e você vai notar que tudo fica mais simples e agradável.  

3. Gestão de problemas 

Em qualquer ambiente corporativo surgem mais problemas do que soluções, mais dúvidas do que respostas. Por esse motivo, o colaborador que oferece soluções e respostas, vai ser cada vez mais fundamental para a equipe. A capacidade de resolver problemas com rapidez e eficácia, e lidar com as mais diversas situações é uma Soft Skill  extremamente  valorizada. Além disso, esta habilidade denota produtividade, outra característica muito requisitada. 

4. Inteligência emocional 

Nenhuma empresa deve exigir dos seus colaboradores um espírito alegre e enérgico durante todo o período do expediente (e se exigirem, estão errados). Todos temos dias bons e ruins e isso é normal e aceitável. Porém, a capacidade de gerenciar essas emoções e policiá-las para que não interfiram no desempenho profissional é uma Soft Skill indispensável para garantir o equilíbrio e inspirar confiança na equipe. Mantenha a terapia em dia e treine esta habilidade. 

5. Receber e aceitar críticas construtivas

Para muitos colaboradores, receber uma crítica é o fim. Porém, elas podem ser recebidas de duas formas: como uma oportunidade de crescimento ou como um feedback de desaprovação. A escolha é de cada um. As corporações esperam que as críticas feitas pelos superiores ou colegas sejam ouvidas e alimentem o desejo de melhorar e cometer cada vez menos erros. O mercado de trabalho não espera que você nunca se equivoque, ele espera que você saiba lidar com as críticas. 

3 cursos da EAD que ensinam sobre Soft Skills 

Lembra da surpresa que íamos deixar no final para você? Estes cursos e MBA da EAD desenvolvem algumas das Soft skills requisitadas pelo mercado de trabalho. Confira cada um deles e escolha qual você quer fazer primeiro! 

1. Gestão de pessoas por competências 

2. Produtividade Pessoal e Liderança para Alcance de Resultados 

3. Gestão Organizacional 

E aí? Pronto para ser o profissional que toda empresa quer ter? Lembre que ninguém nasce com todas as Soft Skills que o mercado de trabalho busca, mas com certeza você pode investir tempo e esforço para adquiri-las, aprimorá-las e dominá-las. Cada uma destas habilidades vai fazer com que a sua experiência profissional e a das pessoas que trabalham ao seu lado seja mais prazerosa e satisfatória. Compartilhe este conteúdo no grupo do Whatsapp da sua equipe para que todos conheçam estas Soft Skills.

Deixe um comentário

Veja também