Blog do UNASP

5 pós-graduações para quem se formou em engenharia

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Você se formou em engenharia e está de olho em uma especialização? Listamos algumas opções de pós-graduações que estão em alta na área para você escolher.

As áreas de engenharia são muito amplas e com várias possibilidade de aprendizado e especializações. Esse pode ser um fator positivo, justamente pelas possibilidades variadas de escolher uma especialização. No entanto, também pode dificultar na hora de fazer uma a escolha. Afinal, quanto mais opções mais difícil fica escolher uma em que você se encaixe.

No entanto, fatores como contexto, demanda e mercado são capazes de proporcionar insights interessantes sobre qual caminho de pós-graduação escolher. Sendo assim, listamos 5 pós-graduações para quem se formou engenharia e ainda não descobriu uma área de especialização.

Se você deseja se destacar no mercado de trabalho ou se preparar para novos desafios, já é bom ir conhecendo as diferentes possibilidades na engenharia. Vamos lá?

1 – Engenharia de Segurança do Trabalho

Em uma matéria divulgada pelo portal online de notícias Correio Braziliense, a cada ano cerca de 700 mil acidentes de trabalho são notificados no Brasil. E, nos anos anteriores, houve mais de 13 mil mortes decorrentes a esses acidentes.

Mas por que isso acontece? A resposta está na falta de preparo das empresas. Por isso que é importante que exista um profissional capacitado para evitar esse tipo de situação, o engenheiro com especialização em segurança do trabalho.

Com os conhecimentos adquiridos, esse profissional cria ambientes seguros tanto para os colaboradores, quanto para quem contrata. Ambientes que prezam pela vida, ordem e que evitam riscos.

Além disso, o curso ensina a legislação e as normas técnicas sobre a segurança, higiene no trabalho, identificação e controle de riscos, doenças de trabalho e proteção do meio ambiente. Assim como também o ensino de proteção contra incêndios, acidentes graves, desabamentos, dentre outros.

Então, depois de formado, é o profissional em segurança de trabalho que fará avaliações de todos os riscos do ambiente de trabalho, seja em obras ou escritórios. Sendo responsável pelos laudos técnicos, coordenar atuações reais e treinamentos de modo a garantir que o ambiente seja seguro e esteja dentro das normas.

2 – Construção Sustentável e Edificação Eficiente

A construção civil é responsável por utilizar grande parte de toda a matéria-prima do planeta. Essas ações sobrecarregam o meio ambiente e danificam nosso bem mais precioso.

Ou seja, é necessário profissionais que estejam aptos à ampliar a qualidade e capacidade técnica de uma construção sabendo lidar com os recursos naturais, descarte de materiais, reuso e outros.

Dessa forma, o curso aborda conceitos ligados ao meio ambiente, práticas sustentáveis gerais, energias renováveis, desempenho de estruturas, impacto de matérias, etc.

Além disso, quando formado, a principal tarefa do engenheiro será garantir o equilíbrio entre o uso de recursos, geração e descarte de entulho e garantia de eficiência e qualidade. Assim, como as preocupações com contaminação do meio ambiente, solos, uso da água e mais.

3 – Avaliação de áreas contaminadas

O curso de especialização em Avaliação de Áreas contaminadas, forma especialistas destinados a analisar as diferentes matrizes ambientais (Água, Solo e Ar). Determinando assim, se as mesmas se encontram isentas de contaminantes e atendem às legislações existentes.

O especialista deverá ser capaz, ao final do curso, de realizar Investigações Ambientais de acordo com as normas existentes.

O aluno dessa pós desenvolverá a capacidade de estabelecer o modelo conceitual das áreas estudadas para a correta analise ambiental. Como também, definir o fluxo potenciométrico da água subterrânea como elemento de apoio para a definição da extensão de possíveis contaminações.

Além de elaborar laudos de análise ambiental e realizar análise de risco a saúde humana, visando a remediação de áreas impactadas.

4 – Geotecnologias Ambientais

A área das Geotecnologias vem evoluindo ao longo dos anos, incorporando ferramentas e dados adquiridos pelas mais diversas tecnologias espaciais.

O avanço da tecnologia de posicionamento por satélite (GPS) e a melhoria de equipamentos com precisão cada vez maior, faz com que esta área seja muito dinâmica e surge a necessidade de atualização por parte dos profissionais que trabalham nesta área.

Ao mesmo tempo o aprendizado destas tecnologias mostra-se de extrema importância e de grande utilidade para as mais diversas áreas.

Essa pós pretende formar profissionais que visem trabalhar com geotecnologias, elaborando mapas ambientais, de uso e ocupação do solo, e inclusive, aperfeiçoar o profissional na área de georreferenciamento de imóveis e o processamento de seus dados.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

5 – Estruturas de Concreto Pré-moldado

Nenhuma edificação fica em pé sem uma boa estrutura. Isso quer dizer que a estrutura é um dos elementos mais relevantes em qualquer obra, seja ela de pequeno ou grande porte.

No entanto, os materiais utilizados em cada edificação são diferentes, sendo assim, possuem resistências e comportamentos diferentes. Logo, saber calcular e aplicar cálculo da forma correta faz-se extremamente importante.

Dessa forma, o curso aborda conhecimentos sobre a dinâmica das estruturas, composições, problemas e qualidades. Madeira, metal, concreto, materiais especiais e suas funções são estudadas. Além disso, é possível aprender sobre modelagem de variadas estruturas e a importância disso para a edificação.

Depois de formado, o profissional fica conhecido como engenheiro estrutural, calculista ou projetista de estruturas. Será o responsável por um dos primeiros passos de uma construção, calculando a quantidade, tipos de matérias, deformações sofridas pela estrutura e outros.

E aí, já sabe qual escolher?

Foi-se o tempo em que a graduação era suficiente. Hoje em dia, é necessário mais que isso. Logo, ter uma especialização pode te abrir muitas portas.

Pensando nisso, o Unasp possui muitas opções de pós-graduação, inclusive na área de engenharia. Por isso, não deixe de dar uma olhada escolher a que mais supre sua necessidade, tá bom?

Se você cursou engenharia e fez alguma especialização na área, conta pra gente aqui nos comentários.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Engenharia de Computação: o que você vai estudar durante a graduação

Engenharia Civil: veja o que você vai aprender na graduação

Engenharia Agronômica: o que se estuda durante a graduação?

• Engenharia de Produção: descubra o que você vai estudar na graduação

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

[vc_newsletter_with_email newsletter_id="blog" newsletter_msg_success="Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!"]