Blog do Unasp

5 obstáculos que atrapalham o seu desempenho na faculdade

Algumas coisas podem atrapalhar o seu desempenho na faculdade e você não quer isso, certo? Veja como eliminar alguns obstáculos e melhorar o seu rendimento.

Durante a graduação ou em qualquer fase da vida, é possível se deparar com dificuldades que podem nos atrapalhar no alcance dos objetivos. Além disso, essas dificuldades, ora chamadas de obstáculos, também atrapalham o desempenho na faculdade. Mas, como evitar que isso aconteça?

Primeiramente é bom lembrar que as pessoas são diferentes, e por essa razão os problemas também são diferentes. No entanto, na maioria das vezes, os graduandos passam por dificuldades e obstáculos semelhantes justamente por estarem inseridos no mesmo ambiente e em contextos parecidos.

De qualquer forma, ninguém gosta de passar por dificuldades, sendo elas diferentes ou não. Por isso, pensando em te ajudar, fizemos um levantamento dos 5 obstáculos que mais atrapalham o desempenho na faculdade. Descubra quais são eles e o que fazer para vencê-los.

Obstáculos que atrapalham o desempenho na faculdade

1 – Não saber otimizar o tempo

Usar o tempo a nosso favor é uma virtude. Poucos conseguem. Nos enrolamos tanto nos afazeres diários e em outros caprichos que as tarefas, pesquisas e trabalhos da faculdade acabam ficando em segundo plano. Porém, não precisa ser assim, se houver planejamento. 

Ao começar as atividades procure não perder o foco com coisas sem importância. Assim, você utiliza melhor o tempo, sendo mais produtivo também. Logo, algumas estratégias podem te ajudar nesse momento, como a técnicas ou aplicativos de organização de rotina e foco

Dessa forma não importa qual seja o método que você for escolher; não deixe de otimizar o tempo que você tem para focar nos afazeres da graduação e melhorar seu o desempenho na faculdade.

2 – Misturar tarefas acadêmicas e profissionais

Muitas pessoas dividem o tempo entre a graduação e o trabalho, ou a graduação e um projeto paralelo. De fato, não é simples conciliar as duas atividades, mas também não é impossível realizá-las. No entanto, é preciso ter cuidado para não misturar as tarefas acadêmicas com as profissionais.

Ou seja, se você enfrenta problemas para entregar as atividades acadêmicas e vive atrasando os prazos no trabalho, está na hora de fazer ajustes no seu calendário e na sua rotina. 

Portanto, alinhe os seus afazeres de forma saudável para executar bem o trabalho e estudos.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

3 – Não ter prioridades

Em alguns momentos é inevitável abrir mão de algumas tarefas em função de outras. Porém, é essencial estabelecer as suas prioridades durante a graduação. Por isso, quando você estiver em situações de escolhas, questione-se:

  • isso é importante para mim e para minha formação?;
  • fazer isso vai atrapalhar meu desenvolvimento?;
  • esse caminho vai me ajudar a alcançar meu objetivo?; e mais.

Portanto, defina prioridades! Elas devem ser pensadas em prol do seu curso e dos seus objetivos. Além disso, definir prioridades é entender qual das tarefas é a mais importante ou urgente, qual delas trará os melhores resultados e quais devem ser feitas antes das outras.

4 – Desistir sem tentar

Há muitos momentos difíceis durante a graduação que podem fazer com que desistamos de continuar. Mas antes de desistir, lembre-se do seu objetivo e de tudo o que você passou para chegar até aí.

Desistir cedo demais ou desistir sem tentar, não pode se tornar algo normal. Quando esse sentimento vier, pergunte-se se há algo mais que você pode aprender ou ganhar com essa dificuldade e tente resolver esse problema. Às vezes, as lições mais valiosas são aprendidas através de falhas. 

5 – Duvidar da capacidade

Duvidar da capacidade é auto sabotagem. É colocar pensamentos negativos em cima das sua capacidade. É uma maneira de dizer que você não pode conseguir o que você se propôs a fazer.

Infelizmente, essas dúvidas tomam conta de nossos pensamentos e podem atrapalhar o desempenho na faculdade. Além disso, elas podem ser influenciadas outras pessoas ao redor. 

Por isso, quando duvidar da sua capacidade e sobre conseguir fazer tudo o que planejou ou que gostaria de fazer, não tenha medo de dar o seu melhor desde nas pequenas tarefas. 

Melhorando o desempenho na faculdade

Conhecendo esses obstáculos e aplicando as dicas para melhorar o desempenho na faculdade, fica mais fácil se sair bem! E se você já se formou, conte pra gente aqui nos comentários, quais foram seus maiores desafios.

Até a próxima!

Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!