Blog do UNASP

5 obstáculos que atrapalham o seu desempenho na faculdade

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Algumas coisas podem atrapalhar o seu desempenho na faculdade e você não quer isso, certo? Veja como eliminar alguns obstáculos e melhorar o seu rendimento.

Durante a graduação ou em qualquer fase da vida, é possível se deparar com dificuldades que podem nos atrapalhar no alcance dos objetivos. Além disso, essas dificuldades, ora chamadas de obstáculos, também atrapalham o desempenho na faculdade. Mas, como evitar que isso aconteça?

Primeiramente é bom lembrar que as pessoas são diferentes, e por essa razão os problemas também são diferentes. No entanto, na maioria das vezes, os graduandos passam por dificuldades e obstáculos semelhantes justamente por estarem inseridos no mesmo ambiente e em contextos parecidos.

De qualquer forma, ninguém gosta de passar por dificuldades, sendo elas diferentes ou não. Por isso, pensando em te ajudar, fizemos um levantamento dos 5 obstáculos que mais atrapalham o desempenho na faculdade. Descubra quais são eles e o que fazer para vencê-los.

Obstáculos que atrapalham o desempenho na faculdade

1 – Não saber otimizar o tempo

Usar o tempo a nosso favor é uma virtude. Poucos conseguem. Nos enrolamos tanto nos afazeres diários e em outros caprichos que as tarefas, pesquisas e trabalhos da faculdade acabam ficando em segundo plano. Porém, não precisa ser assim, se houver planejamento. 

Ao começar as atividades procure não perder o foco com coisas sem importância. Assim, você utiliza melhor o tempo, sendo mais produtivo também. Logo, algumas estratégias podem te ajudar nesse momento, como a técnicas ou aplicativos de organização de rotina e foco

Dessa forma não importa qual seja o método que você for escolher; não deixe de otimizar o tempo que você tem para focar nos afazeres da graduação e melhorar seu o desempenho na faculdade.

2 – Misturar tarefas acadêmicas e profissionais

Muitas pessoas dividem o tempo entre a graduação e o trabalho, ou a graduação e um projeto paralelo. De fato, não é simples conciliar as duas atividades, mas também não é impossível realizá-las. No entanto, é preciso ter cuidado para não misturar as tarefas acadêmicas com as profissionais.

Ou seja, se você enfrenta problemas para entregar as atividades acadêmicas e vive atrasando os prazos no trabalho, está na hora de fazer ajustes no seu calendário e na sua rotina. 

Portanto, alinhe os seus afazeres de forma saudável para executar bem o trabalho e estudos.

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

3 – Não ter prioridades

Em alguns momentos é inevitável abrir mão de algumas tarefas em função de outras. Porém, é essencial estabelecer as suas prioridades durante a graduação. Por isso, quando você estiver em situações de escolhas, questione-se:

  • isso é importante para mim e para minha formação?;
  • fazer isso vai atrapalhar meu desenvolvimento?;
  • esse caminho vai me ajudar a alcançar meu objetivo?; e mais.

Portanto, defina prioridades! Elas devem ser pensadas em prol do seu curso e dos seus objetivos. Além disso, definir prioridades é entender qual das tarefas é a mais importante ou urgente, qual delas trará os melhores resultados e quais devem ser feitas antes das outras.

4 – Desistir sem tentar

Há muitos momentos difíceis durante a graduação que podem fazer com que desistamos de continuar. Mas antes de desistir, lembre-se do seu objetivo e de tudo o que você passou para chegar até aí.

Desistir cedo demais ou desistir sem tentar, não pode se tornar algo normal. Quando esse sentimento vier, pergunte-se se há algo mais que você pode aprender ou ganhar com essa dificuldade e tente resolver esse problema. Às vezes, as lições mais valiosas são aprendidas através de falhas. 

5 – Duvidar da capacidade

Duvidar da capacidade é auto sabotagem. É colocar pensamentos negativos em cima das sua capacidade. É uma maneira de dizer que você não pode conseguir o que você se propôs a fazer.

Infelizmente, essas dúvidas tomam conta de nossos pensamentos e podem atrapalhar o desempenho na faculdade. Além disso, elas podem ser influenciadas outras pessoas ao redor. 

Por isso, quando duvidar da sua capacidade e sobre conseguir fazer tudo o que planejou ou que gostaria de fazer, não tenha medo de dar o seu melhor desde nas pequenas tarefas. 

Melhorando o desempenho na faculdade

Conhecendo esses obstáculos e aplicando as dicas para melhorar o desempenho na faculdade, fica mais fácil se sair bem! E se você já se formou, conte pra gente aqui nos comentários, quais foram seus maiores desafios.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Como um coach de carreira pode te ajudar a escolher uma faculdade

• Sinais de que você NÃO escolheu o curso certo. Saiba o que fazer!

• Como escolher uma pós-graduação que faça sentindo para a sua carreira

• Bacharelado ou Licenciatura? Descubra a diferença e saiba qual escolher

• 07 dicas para você escolher uma boa instituição de ensino superior.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também