Blog do UNASP

 5 Dicas para não desistir da faculdade 

Quando o assunto são realizações pessoais, a faculdade costuma estar no topo das nossas prioridades. Ocorre que, além do sonho, essa é uma das principais exigências do mercado de trabalho, e, por isso, merece atenção. Pensando em te ajudar nisso, preparamos uma lista com 5 dicas para não desistir da faculdade e assim consolidar a sua  carreira profissional.

É fato que o mercado está cada vez mais competitivo e exigente, e para se mostrar apto a atender a todas as demandas, um curso de nível superior é um diferencial competitivo. Isso ocorre porque profissionais capacitados tendem a ser mais requisitados na hora da contratação. 

É interessante pensar também nos benefícios que a faculdade pode trazer a longo prazo, já que abre portas para diversas oportunidades. Depois de uma certa experiência você poderá escolher entre opções que te tragam retorno e  satisfação, por exemplo. 

Mas o que fazer quando bate aquele desânimo ou preguiça de seguir em frente nesse objetivo? Descubra agora, conferindo as 5 dicas para não desistir da faculdade!

1 – Tenha em mente qual é a sua real motivação

Sabemos que, embora seja importante levar em consideração as tendências do mercado de trabalho, isso não é suficiente para nos manter focados. Às vezes precisamos ir além e encontrar um motivo que realmente nos traga um senso de relevância e significado. 

Investir em autoconhecimento é essencial nesse processo, porque só assim conseguimos tomar decisões conscientes e evitar sentimentos como frustração, inquietude  e instabilidade emocional.

Para isso, esteja em frequente contato com as suas emoções para ouvir seu coração e avaliar quais delas precisam de mais observação. Se precisar de auxílio nisso, não deixe de procurar um profissional da área, como terapeutas e psicólogos.

2 – Realize testes vocacionais para ter clareza na decisão do curso

Essa dica serve tanto para quem já está na faculdade, quanto para quem ainda vai ingressar. Está na dúvida? Nenhum problema nisso! É só avaliar e pesquisar mais um pouco. 

Os testes vocacionais são pensados para auxiliar você a reconhecer suas aptidões e facilitar a visualização das diversas carreiras que podem ser compatíveis com o seu perfil. Além disso, são também muito utilizados por psicólogos em programas de orientação profissional que visam descobrir a vocação do indivíduo.

Clique aqui e faça agora o seu!

3 – Avalie qual é a melhor modalidade de estudo para você

Observe sua rotina. Como se desenrolam as suas atividades durante o dia? E quais são os seus horários livres? Perguntas como essas vão te ajudar a encontrar a modalidade de estudo que melhor se encaixe na sua realidade.

Atualmente temos à nossa disposição uma série de ferramentas que facilitam o processo de aprender. Falando nisso, cursos de graduação a distância podem ser uma boa pedida se você procura um ritmo mais tranquilo de estudos. 

Cursos presenciais continuam sendo os mais recomendados para aqueles que estão em busca de experiências mais vívidas na fase da faculdade, uma vez que o contato com pessoas em realidades parecidas costumam gerar motivação e engajamento. 

4 – Organize sua rotina da faculdade

Um dos principais motivos que minam a nossa energia e nos trazem um certo desânimo é a falta de disciplina. Isso ocorre por causa da falta de organização das atividades, motivada pela procrastinação. 

Sei que você já leu sobre isso antes e, com certeza, sabe da importância de uma rotina organizada. O que talvez ninguém tenha te contado é que dá pra fazer isso de forma simples, e, assim, aumentar a produtividade. 

O primeiro passo é entender que não se acorda produtivo do nada. Existem técnicas e atitudes gradativas que podem te ajudar a administrar  melhor o seu tempo. Os próximos passos você descobre no curso de Gestão do Tempo e Produtividade do UNASP Next. 

Fica tranquilo que é coisa rápida! Em uma horinha você aprende tudo o que é necessário com qualidade e segurança. E ainda tem certificado no final! Incrível, né?

5 – Tenha um hobby

Na correria do dia a dia, às vezes esquecemos de fazer coisas das quais realmente gostamos. Por isso, a dica é separar um tempinho semanal para se distrair e se divertir. Vale colocar aquela série em dia, sair com os amigos, ouvir música… 

Esse é um exercício de autocuidado que nos ajuda a tirar o foco dos problemas, diminuindo assim a ansiedade.

Se você ainda não tem hobby, que tal encontrar um? Atividades assim fazem bem, pois promovem a liberação de neurotransmissores, dentro do nosso corpo, como a dopamina e a serotonina, importantes para combater o cortisol, hormônio do estresse.

Por fim, lembre-se  que o conhecimento muda o mundo. Não desista no meio do caminho! E para te impulsionar nisso, conheça o UNASP!

Estamos ansiosos para te proporcionar as melhores experiências.

Até a próxima!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

[vc_newsletter_with_email newsletter_id="blog" newsletter_msg_success="Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!"]