Blog do UNASP

4 Dicas para conseguir o estágio dos sonhos

Conseguir um estágio pode até parecer uma tarefa simples, no entanto, para quem está iniciando esta jornada no mercado de trabalho não é algo tão fácil. Ainda mais, quando se trata de ir atrás daquele estágio dos sonhos.

Fazer um estágio é o jeito mais certo de captar os conhecimentos na prática. Além de fazer novos contatos e criar oportunidades, por isso, esta é uma fase muito importante na vida do estudante.

A fim de ajudar, separamos algumas dicas valiosas para te ajudar a conquistar aquele estágio dos sonhos. Se liga:

1 – Monte um currículo eficaz

Invista tempo para montar esse documento.

Tenha em mente que este é o primeiro contato que você terá com o recrutador, portanto o currículo deve comunicar ao máximo como você é. Além disso, este documento deve introduzir ao contratador suas expectativas com relação a vaga.

Coloque tópicos nas suas formações acadêmicas, assim fica mais fácil de visualizar.
Não esqueça de mencionar as instituições em que concluiu seus cursos.

Dedique uma sessão especial às suas experiências. Aqui vai uma dica valiosa: caso não tenha tido nenhuma experiência fora da faculdade, liste todos os projetos e trabalhos em que esteve envolvido/a durante os anos de estudo.

Sempre reforçando as suas principais qualidades e habilidades. Por exemplo: liderança.

Se quiser, pode usar os modelos do Canva.

2 – Tenha uma rede de contatos


Entenda que, indicações são importantes.

Por tanto, busque conversar com os colegas de sala, com os professores e outros profissionais que atuam na sua área. Assim, você ficará sempre atento/a às possíveis chances de uma vaga.

Não tenha medo de expressar a essas pessoas sua real intenção. Diga que está em busca de uma chance no mercado de trabalho etc.

Desta forma, ao demonstrar interesse, você pode ficar na lista de prioridade dessas pessoas.

3 – Visite feiras de estágio


Esta pode ser uma boa opção para aumentar a sua rede de contatos.

Além de poder expandir suas possibilidades de contatos, uma feira de estágio pode adicionar à sua lista de interesse novos campos de atuação.

Não esqueça de pesquisar sobre as empresas que estarão presentes.

Visite os estandes, pegue os panfletos e converse com quem está lá, isso pode ajudar a aumentar o seu network. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas, faça as perguntas inteligentes e assim, quem sabe você possa se destacar.

4 – Analise seus pontos fortes e pontos fracos


Para que você consiga se encaixar na vaga dos seus sonhos, é preciso se conhecer. Portanto, faça uma autoanálise.

Se faça estas perguntas: em que você pode ajudar a empresa para qual está se candidatando? Quais os seus pontos fortes? No que você se destaca?

Não esqueça de analisar os seus pontos fracos também. Por exemplo, se você não fala uma segunda língua. Isso pode ser um ponto fraco, mas mesmo assim ofereça uma resolução para este ponto, mostre o seu interesse em aprender mais.

Curtiu as dicas? Comente aqui quais você usou para fazer um bom currículo!

Está com dificuldades de pagar as mensalidades do curso? Inscreva-se no Eu Apoio! Clique aqui.

Deixe um comentário

Veja também