Blog do UNASP

3 razões para você fazer uma Pós-graduação em Direito

A carreira jurídica necessita atualização constante devido às mudanças legislativas que ocorrem o tempo todo no sistema jurídico, assim como o entendimento das cortes e os posicionamentos doutrinários. Uma boa forma de otimizar essa atualização continua e ao mesmo tempo se especializar, é fazer uma pós-graduação na área.

Porém, fique atento, pois a área jurídica tem inúmeras vertentes, nem todas as suas matérias são contempladas na grade curricular da graduação.

Portanto, é também relevante que você decida de forma consciente a especialização jurídica mais adequada ao seu perfil, por isso, vamos contribuir para a ajuda nessa decisão através de 03 razões para que você pense muito no que fará que você ofereça um diferencial para o mercado

Com uma pós-graduação você pode se destacar

num país que alcançou a marca de 13 milhões de desempregados e onde há 1 milhão de advogados ativos, oferecer um diferencial específico faz toda a diferença. É preciso assim, identificar qual será o espaço mais interessante para você. Tenha em mente que quantidade não significa qualidade, então que a quebra da concorrência está onde quanto você consegue se diferenciar. Existe, por exemplo, o planejamento tributário que muitas empresas usam, grande e potencial diferencial para um profissional.

Outro exemplo bacana é o quanto o avanço tecnológico tem feito as empresas para profissionais que tem foco com essa visão. Assim, ter um suporte que acompanhe e compreenda as mudanças sociais é imprescindível diante do ordenamento jurídico que segue a demanda com a sanção de leis como o Marco Civil da Internet. Outro exemplo é a regulamentação para startups também está em ascensão, sendo possível citar a Lei Complementar 155/2016, responsável por estimular o aporte de investidores-anjo nesse modelo de negócio.

Observe que já há muita demanda para o Direito em termos de tecnologia.  Já existem sistemas judiciais eletrônicos que são responsáveis pelo processo de extinção dos processos físicos nas cortes. As legaltechs utilizam a jurimetria para calcular os riscos em uma negociação contratual e fazem busca de jurisprudência em poucos segundos, adequando perfeitamente o entendimento à tese formulada em petição pelo advogado.

Com uma pós-graduação você ganha vantagens!

Vantagens do mercado: num mercado tão sensível como está o nossos, ter um diferencial, pequeno que seja, terá a capacidade de impactar o recrutador e a empresa para uma oportunidade. Nesse sentido, tornar-se uma referência em determinado ramo contribui para que o operador do Direito ganhe mais destaque.

A forma mais efetiva para isso é cursar uma especialização. A pós-graduação em Direito apresenta inúmeras vantagens, como: qualificação profissional para o mercado de trabalho; ampliação da rede de contatos (networking); aumento salarial; promoção. Observe que sendo que qualquer profissão exige demanda de estudo para o profissional se manter competitivo no mercado, na advocacia isso é ainda mais importante para atender aos interesses de seus representados em meio às constantes alterações legislativas.

Portanto, uma pós-graduação em Direito no currículo abre portas, atesta a sua credibilidade para oferecer serviços advocatícios na área. O profundo entendimento do tema apresenta você como expoente da matéria em eventos jurídicos e aponta clientes em potencial, contribuindo para uma atuação mais efetiva e para o crescimento na carreira.

O networking além de criar parcerias e ajudar na captação de novos clientes, é uma ótima forma de obter reconhecimento no mercado de trabalho enquanto alinha a prática aos ensinamentos do curso.

Melhores salários

saiba que especialistas tendem a ser mais bem remunerados pela sua atuação como um retorno ao valor investido em conhecimento. Outra coisa possível é ampliar as áreas de atendimento em determinados assuntos (cível, administrativo, criminal, entre outros).

A expansão do atendimento pode virar, por exemplo, consultorias e ampliar ganhos. A melhoria do currículo está diretamente ligada a remuneração. É o reconhecimento de que você se dedica a ser um profissional qualificado e por isso, requisitado. A especialização é bem-vista no ambiente de trabalho, pois passa a imagem de um profissional que não se acomodou e segue buscando maior qualificação.

Tenha em mente que a escolha do curso e da instituição de ensino depende bastante dos seus objetivos profissionais, do tempo disponível, do nível de interesse em certas matérias ou da necessidade de atualização para complementar a área em que está atuando ou pretende atuar. É fundamental que a pós-graduação seja em uma área com a qual você tem mais afinidade, mas também é importante considerar qual é a contribuição do curso para o desenvolvimento e sucesso profissional. Por isso, o primeiro passo é definir quais são seus objetivos de carreira e como determinado curso pode ajudar você nessa jornada.

Assim, você pode contar com as ofertas de pós-graduação do UNASP , sempre haverá alguma especialização focada nos seus objetivos! Boa sorte!


Deixe um comentário

Veja também