Blog do UNASP

O que fazer nas férias? Veja 10 ideias para aproveitar o tempo livre.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Que tal não perder mais nenhum minuto das suas férias e aproveitar o tempo livre para fazer coisas diferentes? Veja essa lista de 10 ideias bem práticas, baratas e acessíveis para você aproveitar ao máximo as férias.

Todo mundo gosta de férias, não é mesmo? Ter um tempo para descansar das atividades e compromissos cotidianos é sempre restaurador. No período de férias reservamos os nossos dias para descansar e relaxar, para estar perto de quem amamos e até para viver novas aventuras.

No entanto as férias também podem ser um pouco monótonas. Afinal, nem todos nós podemos viajar ou dar ao luxo de fazer coisas novas que acabam custando uma grana. Ah, e outra coisa, às vezes podemos perder o nosso tempo fazendo nada. O que não é nada produtivo.

Então, que tal não perder mais nenhum minuto das suas férias e aproveitar o tempo livre para fazer coisas diferentes? Veja essa lista de 10 ideias bem práticas, baratas e acessíveis para você aproveitar ao máximo as férias.

1. Aprenda um hobby novo.

Aprender um hobby é um processo muito prazeroso e pode trazer diversos benefícios pessoais e até mesmo profissionais. Porém, aprender algo novo demanda um certo tempo, principalmente no início. Por isso vale a pena começar um hobby nas férias. Enquanto você estiver descansado(a) e livre das exigências externas. E aí, já pensou em algo que vocês gosta e tem vontade de aprender?

Tenho algumas sugestões como:

• Culinária;

• Desenho e pintura;

• Artesanato;

• Música;

• Fotografia;

• Escrita;

• Marcenaria.

2. Faça um trabalho voluntário.

Não há nada mais gratificante e enriquecedor do que ajudar as pessoas e a sociedade. Fazer um trabalho voluntário irá tirar você da zona de conforto e ensinará grande lições. Você se desenvolverá pessoalmente e até profissionalmente. Muitas empresas valorizam os trabalhos voluntários no currículo.

O primeiro passo é escolher uma atividade que tenha a ver o seu perfil, depois é sair à procura de um trabalho. Você já pesquisou o que a sua cidade  proporciona no âmbito voluntário? Você pode encontrar ajuda em igrejas e ONGs, normalmente nesses lugares há pessoas que vão te auxiliar e orientar sobre o trabalho voluntário. E se você não encontrar nenhum projeto, que tal desenvolver um por conta própria? Ah, e você também pode ajudar com causas sociais pela internet! Veja aqui 5 aplicativos que podem te ajudar a encontrar um trabalho voluntário ou clique aqui para conhecer sites de voluntariado online.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

3. Comece a aprender um novo idioma.

Aprender um idioma deve ser uma prioridade na vida de qualquer estudante ou profissional. Hoje o mundo está cada vez mais globalizado é exigido pelo menos o inglês. Quem sabe falar uma outra língua sai na frente na hora de concorrer a uma vaga de empregos ou bolsa de estudos em alguma faculdade prestigiada. Então, se você quer crescer na sua carreira não deixe para depois. Comece a estudar uma nova língua durante as férias.

E não se preocupe, você não precisa entrar em uma escola de línguas ou investir muito dinheiro para aprender um idioma. Você pode fazer tudo por conta própria e na sua casa. Clique aqui e conheça o My English Online, um curso de inglês criado pelo MEC e totalmente gratuito.

4. Sair de casa já é se aventurar.

Eu gosto muito da banda Los Hermanos, quem aí também curte? E tem um trecho de uma das músicas que diz que “sair de casa já é se aventurar. Acredito que há muitas coisas para serem descobertas pelo mundo, mas a gente não precisa necessariamente pegar um avião e viajar para o outro lado do planeta para viver uma aventura.

Que tal aproveitar as férias para conhecer o que está a sua volta? Conhecer os pontos mais legais da sua cidade ou da cidade vizinha. Fazer uma trilha, conhecer uma cachoeira, ir a um evento cultural, sair com os amigos para assistir um filme, comer alguma coisa, etc. Lembre-se que também pode ser muito divertido passar as férias na sua cidade.

5. Pratique um esporte.

Com a correria do dia a dia nós acabamos descuidando da nossa saúde física, né? No entanto é extremamente importante cuidar do nosso corpo. Praticar exercícios físicos deve ser uma atividade corriqueira, mas se você não está acostumado(a) a fazê-los as férias podem servir para um começo.

Pense em formas de incluir as atividades físicas no seu dia a dia, e já planeje para continuar a se exercitar depois das férias. Se você precisar de uma ajudinha para criar ânimo veja essa lista com 10 aplicativos que vão te dar uma força para começar a praticar exercícios físicos.

6. Assista filmes que te ajudem a aprender coisas novas.

Assistir um filme é muito mais do que passar o tempo. Além de entreter o cinema também pode ensinar grandes lições. Filmes podem servir como uma alavanca para você questionar as suas crenças, conhecer novas perspectivas e pontos de vista, ganhar clareza sobre alguns temas e até mesmo sentir-se mais motivado(a) a buscar seus sonhos e objetivos. Que tal aproveitar as férias para assistir esse tipo de filmes?

Clique aqui e veja uma lista de 10 filmes que vão te inspirar a não desistir dos seus objetivos. Você também pode clicar aqui para ver uma lista com 6 filmes que vão te inspirar a sair da sua zona de conforto. 

7. Coloque a leitura em dia.

A leitura é um hábito que pode transformar a sua vida. Que tal aproveitar o tempo livre nas férias para começar um livro novo? Pode ser uma história em quadrinhos, livro de negócios, fantasia ou biografia. O importante é viajar para dentro do universo da leitura. Olha só as sugestões da nossa equipe:

• 5 livros para turbinar seus estudos e acelerar o aprendizado. 

• 7 livros para continuar viajando, mesmo depois das férias.

• 6 livros sobre empreendedorismo e administração que você precisa ler.

8. Tire um tempo para cuidar da sua saúde emocional.

Cuidar da saúde emocional é tão importante quanto cuidar da saúde física. Porém, muitas vezes negligenciamos os nossos sentimentos deixando a saúde emocional de lado para focarmos em outras prioridades. Essa atitude pode resultar em problemas no futuro. Aproveite as dérias para cuidar de você mesmo(a). Visite um psicólogo, converse com um amigo de confiança e esteja disposto(a) a cuidar das suas emoções.

Quem sabe esses posts possam te ajudar:

• Aprenda com as dificuldades: 6 dicas para aumentar a sua resiliência.

• 15 hábitos que vão te ajudar a ter uma vida mais saudável e equilibrada.

• 7 Atitudes que vão te ajudar a aliviar o estresse do cotidiano.

9. Tire um tempo para ficar com a sua família e amigos.

Aproveite o máximo dos seus dias de descanso para passar mais tempo com as pessoas que te amam. Nem sempre temos a chance de dedicar as horas do nosso dia para as pessoas que são importantes para nós. Nas férias você poderá tirar o atraso e recuperar o tempo perdido. Que tal ligar para aquele amigo que você não vê a um tempo ou convidar seu pai e a sua mãe para passear?

10. Aproveite para organizar a sua vida para o próximo semestre.

Você conseguiu cumprir com todos os seus objetivos no último semestre? Se sim, como foi a sua jornada até aqui, o que você aprendeu e com as sias experiências? Caso a resposta seja não, o que faltou para você conseguir alcança-los? Aproveite as férias para fazer uma auto avaliação e organizar os seu planos e metas para os próximos meses.

O período de férias é ideal para você fazer isso, afinal a sua cabeça estará mais descansada e você terá mais tempo para resolver certas pendências.

 

E aí, por onde você vai começar? Espero que você possa aproveitar essas férias e tenha tempo para aprender muitas coisas e viver boas experiências.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Receba mais conteúdos como esse no seu email!” subtitle=”Assine a newsletter do blog e fique por dentro das novidades.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Minimalismo: um documentário sobre as coisas importantes da vida.

• Como dar conta de tudo? Veja 7 dicas para aumentar a sua produtividade.

• Cuide do seu dinheiro. Conheça os melhores investimentos para os universitários.

• 8 dicas para você desenvolver a sua inteligência emocional.

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também