Blog do Unasp

10 conselhos para quem vai cursar Publicidade e Propaganda

Bons conselhos são sempre uma boa pedida. E caso você esteja interessado em cursar Publicidade e Propaganda, se liga só!

Não custa nada lembrar que o profissional formado em Publicidade é responsável por criar, realizar e divulgar campanhas ou peças publicitárias. Em resumo, ele cria estratégias para apresentar um produto ou serviço de forma atrativa e interessante, ao consumidor ou público-alvo, no intuito de alcançar um objetivo; na maioria das vezes, venda.

No entanto, o publicitário além de criar, realizar e divulgar, também atua em inovações na área da comunicação, elabora estratégias de negócio, produz conteúdo e busca melhorar a relação das empresas e instituições com a sociedade.

Então, agora que você já sabe mais ou menos como é dia a dia de um publicitário, não custa nada ainda levar um combo de 10 conselhos preciosos para quem vai cursar Publicidade e Propaganda. Se liga só.

1 – Goste de cultura

A Publicidade está inteiramente ligada à arte, e arte é cultura. Ou seja, um bom publicitário precisa estar antenado e gostar realmente de tudo o que envolve a cultura.

Isso significa consumir filmes, livros, músicas, novas experiências, gastronomia, história, museus e tantos outros atrativos culturais que irão contribuir para que você tenha mais repertório e consiga criar com mais facilidade. Tudo o que você consumir no quesito cultural, será combustível para as suas criações.

2 – Não tenha preconceitos

A publicidade quer ligar o produto ou serviço, até o público final. E como fazer isso se o criador estiver cheio de preconceito? Impossível!

Na publicidade é preciso estudar o comportamento das pessoas, respeitar as diferenças e entender suas características. Logo, é necessário que durante o curso e profissão, você amadureça e esqueça os preconceitos. Suma com os preconceitos contra as pessoas, contra as informações e ideias.

3 – Desenvolva um espírito competitivo

A sala de aula não precisa ser um campo de batalha e nem é para ser. Não encare os seus colegas como rivais, todos estão lá com o mesmo objetivo: aprender. No entanto, ter um espírito competitivo irá te ajudar a buscar sempre o melhor de si mesmo.

Ter um espírito competitivo é estar motivado a fazer o melhor. É enxergar o erro e corrigir, é querer chegar até o final fazendo um bom trabalho, é se desafiar e saber que é capaz. Só tome cuidado para não exagerar na dose. Blz?

4 – Seja inovador

Inovar, inovar e inovar. Publicitários gostam dessa palavra. Durante o curso você vai ouvi-la em diversas situações, isso porque a inovação faz parte do nosso trabalho.

Além disso, inovar demonstra criatividade, atenção ao que está acontecendo e oportunidade de solucionar problemas.

5 – Open your mind

Isso mesmo, abra a sua mente, esteja aberto para receber conhecimento. Durante o curso de Publicidade, durante a sua carreira e vida, você precisa estar disposto a receber o novo. De certa forma, o novo traz medo, mas ele também pode ser a resposta que você estava procurando.

Abra a mente para novas perspectivas, visões de mundo, informações e descobertas!

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

6 – Aceite feedbacks

Se você está na faculdade é para aprender. Ou seja, você não sabe de tudo. Por isso, os feedbacks são importantes. Seja um feedback positivo ou construtivo, saber recebe-lo demonstra maturidade e vontade de fazer mais e melhor.

Saiba ouvir os professores, colegas de classe, grupo de trabalho e orientadores. Saia do pedestal e aceite quando for preciso melhorar.

7 – Busque referências

Já ouviu aquela frase: “nada se cria, tudo se copia”? Pois é, é quase por aí mesmo. Ter um arsenal de referências irá te dar uma vantagem grande para criar ou recriar.

Ter referência é resgatar na memória aquilo que você já viu, ouviu, comeu, experimentou e viveu. Assim, para todos os trabalhos e atividades, tanto na faculdade, quanto na carreira, você vai sempre conseguir inovar, criar e reinventar algo.

8 – Pesquise sobre tudo

O conhecimento não vem fácil e de forma rápida. Além das aulas, dos trabalhos e das vivências, você também precisa pesquisar. Dessa forma, através do aprendizado constante, você irá embasar cada vez mais suas ideias e opiniões.

Ou seja: pesquisar teoria, trabalhos, cases, comportamento, tendências, inovações e tudo o que precisar, isso é muito importante.

9 – Crie oportunidades

Na faculdade, muitas das vezes você vai precisar criar oportunidades. Isso significa ir atrás de mais conhecimento e prática.

Crie as suas oportunidades oferecendo ajuda em projetos especiais do curso, atividades extracurriculares, por exemplo. Você também pode propor novos desafios para os professores e alunos no intuito de alinhar teoria à prática e outros.

Além disso, aproveite as oportunidades que o curso oferece como: palestras, semanas de comunicação, projeto integrador e muito mais.

10 – Faça networking

E por último e tão importante quanto o restante: faça networking. Faça contatos. Conheça pessoas, se apresente, faça amizades, troque ideias, oportunidades e conhecimento.

Dessa forma você cria relações com os profissionais da área de Publicidade, que um dia podem precisar de você e você deles. Seja para um trabalho, campanha ou conferências.

Publicidade e Propaganda te espera!

O que achou dos conselhos? Conte pra gente aqui nos comentários. Esperamos que tenha gostado e que faça diferença enquanto você estuda.

Falando nisso, o Unasp oferece um dos melhores cursos de Publicidade e Propaganda do Brasil. Se você quer aprender e estudar com os melhores profissionais da área, dê uma olhadinha na página do curso e venha com a gente.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!