Blog do UNASP

1° de abril e as mentiras que contamos para nós mesmos

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Já parou para pensar nas mentiras que você conta para si mesmo? Algumas podem parecer inocentes, mas com o tempo prejudicam seus sonhos e metas. 

Popularmente o dia 1° de abril é considerado o dia da mentira. Ou seja, dia em que as pessoas “brincam” de falar coisas que não reais, pregando peças e fingindo reações.

Historiadores dizem que essa brincadeira começou na França no início do século XVI, quando o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, pois essa data marcava a chegada da primavera e as festas duravam uma semana, até o início de abril, dia 1°.

No entanto, em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1° de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano se iniciaria no dia 1° de abril.

Sendo assim, gozadores passaram então a brincar, ridicularizar, enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam às pessoas que resistiram à mudança. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como ‘plaisanteries’, ou dia da mentira.

Já no Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico que não durou tanto, lançado no 1° de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.

No entanto, de uns tempos para cá, esse dia tem tomado outro significado: o da importância de falar a verdade e como a mentira é prejudicial. E não apenas as mentiras que contamos para os outros, mas também aquelas que contamos para nós mesmos. Histórias, metas, frases… muitas vezes não passam de mentirinhas que dizemos para tentar aliviar algo dentro de nós. Porém, a longo prazo o resultado não é positivo.

Tanto é, que listamos algumas mentiras bem comuns que contamos para nós mesmos. Por isso, se atente a elas e desapegue de mentiras!

“Não Vou Conseguir”

Provavelmente você já disse isso para você mesmo, certo? Não sou capaz, isso é muito para mim, não tenho chances contra isso e muitas outras frases desmotivadoras que sabotam o sucesso.

As mentiras que contamos a nós mesmos servem como um escudo para autoproteção. Temos medo de arriscar e então, decidimos que não somos capazes. Mas não se engane; somos capazes! Podemos conseguir aquilo que queremos, desde que seja feito com honestidade, esforço e sabedoria.

Por isso, seja confiante. Pensamentos como, “não vou conseguir”, criam barreiras que impedem de alcançar nossos objetivos. Então, acredite em você mesmo. Arranque do seu pensamento e do seu vocabulário essas palavras.

“Quando eu conseguir aquilo, serei completamente feliz”

Insegurança. Esse é o resumo dessa desculpa. Sim, uma desculpa! Esse pensamento ocorre na mente de muitas pessoas. Embora o dinheiro possa trazer coisas boas em termos materiais, ele sozinho não te traz paz e nem felicidade completa.

Logo, “conseguir aquilo vai me deixar feliz” é muito relativo. Sua felicidade está nas coisas ou em você mesmo? Está nos bens ou nas pessoas? Pense no que é importante para você e saiba que é possível sim viver e ser feliz sem um monte coisas.

Estar rodeado de pessoas que te amam, que se importam com você e te apoiam nos seus sonhos, preenchem muito mais sua vida do que coisas supérfluas.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

“Estou velho demais para tentar”

Sério? Ah não, para! Idade nunca deve ser desculpa para nada. Quantos exemplos conhecemos de pessoas mais velhas que começaram a fazer aquilo que sempre tiveram vontade, mas nunca tiveram coragem.

Enfim, coragem é a palavra. Seja para mudar de emprego, mudar de área, começar um curso, um esporte e até mesmo um novo hobby. Tenha coragem!

Então, preste vestibular aos 50; aprenda a andar de bicicleta aos 18; pule de paraquedas aos 70; comece um esporte aos 20; aprenda um instrumento aos 30. Nunca é tarde para recomeçar, e sim, sempre é tempo de começar!

“Se eu tivesse mais tempo”

Se você tivesse mais tempo, você GASTARIA mais tempo, isso sim! Nosso problema a maioria das vezes é priorizar coisas que podemos fazer outra hora ou nem fazer.

Saber planejar e organizar seu dia com lista de afazeres, horários e prioridades é aproveitar o seu tempo. Você tem tempo, tem todo tempo do mundo, mas precisa saber usá-lo a seu favor.

O ideal é investir em algo que importa e faça sentido para você. Pare de reclamar que não tem tempo para isso ou aquilo. Tudo passa muito rápido. Aproveite seu tempo e não diga que não tenha tempo.

“Não posso mudar porque sempre fui assim”

Isso não é verdade. Preferimos dar essa desculpa a ter o trabalho de fazer diferente, de tentar algo novo, de sair da zona de conforto.

Essa desculpa é para acobertar nossa vontade. Porque quando falamos isso, não queremos mudar. Se quiséssemos, já teríamos mudado. Sempre é possível fazer diferente, ser melhor, mudar hábitos, costumes e rotinas.

Pensar na melhoria de vida, de relacionamento e na conquista dos objetivos deve ser o estímulo para a mudança, seja de atitude, de postura, de ação, de perspectiva ou de pensamentos.

“Estou bem, não se preocupe”

Será que está mesmo? Costumamos dizer isso quando nos sentimos tristes, aflitos e com medo, mas não queremos que as pessoas percebam.

Dizer essa mentira é deixar uma oportunidade de ajuda ir embora, ouvir palavras que possam nos levantar ou até mesmo de receber um apoio profissional. Então, não faça isso com você.

Tudo fica mais leve, mais fácil e mais feliz quando compartilhamos nossas ansiedades, frustrações e anseios. Você não tem que passar por nada sozinho e mentir sobre isso só vai te fazer mal.

Movimento pela verdade

No dia 1° de abril e em todos os dias, fale a verdade. Seja para você ou para outras pessoas. Não deixe que a mentira cause confusão, distração e fracasso.

Encarar a realidade, entender a responsabilidade e nos esforçarmos para sermos melhores é um exercício diário. Não somos perfeitos, mas cada decisão correta que tomamos ajudará a melhorar nossa trajetória.

Então, fique bem! Ah, se quiser compartilhar com a gente uma mentira que sempre falou a você mesmo mas conseguiu mudar, é deixar aqui nos comentários.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também

• Vencer é tudo? Losers, uma série sobre transformar a derrota em triunfo

• 07 filmes para você estudar e entender mais sobre a Guerra Fria

• The Bad Kids, documentário mostra o cotidiano de uma escola alternativa

• Filmes e documentários para estudar Filosofia e Sociologia para o Enem[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também